Foto: Reprodução
Sarandi, através da Secretaria de Saúde, está aplicando um protocolo contínuo de atendimento às pessoas com catarata. Até o final deste mês, a prefeitura espera finalizar o tratamento em cerca de 180 pacientes, o que significa a conclusão da intervenção nos dois olhos. O esforço busca reduzir a fila de espera pela cirurgia, atualmente estimada em cerca de 800 pacientes. As cirurgias são realizadas no Hospital de Olhos de Jacarezinho.
As cirurgias foram viabilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), através de um trabalho conduzido pelo prefeito Walter Volpato e pelo secretário de Saúde, Márcio Manoel. Os protocolos de liberação passaram pela 15ª Regional de Saúde, com sede em Maringá, e o hospital de Jacarezinho foi indicado por ser uma instalação que referenda esse tipo de cirurgia.
“O trabalho é exigente em logística, mas nos organizamos para garantir o deslocamento com segurança e o conforto necessário. O importante é que é uma viagem de esperança, de mudança de vida. Restabelecer a visão é assegurar melhoria da qualidade de vida para essas pessoas”, afirma Márcio Manoel, secretário de Saúde. A cada viagem, até 3 por semana, são deslocados 30 pacientes e 14 acompanhantes.
Em julho, quando foi iniciado o deslocamento dos pacientes para o hospital, o secretário visitou a instituição para conhecer as instalações. “O hospital é uma referência em procedimentos ligados à visão e os cuidados dispensados aos nossos pacientes são excelentes”, reconhece Márcio Manoel. O proprietário do hospital, médico José Haggi, não descarta a possibilidade de instalar uma unidade em Sarandi.
A catarata é uma doença onde a visão fica opaca e ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento. No entanto, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição excessiva ao sol sem óculos apropriados. O tratamento consiste em uma cirurgia que retira o cristalino opaco e introduz uma lente intraocular no lugar, devolvendo a visão normal ao paciente.
Comentários estão fechados.