Em contêiner com laboratório móvel, alunos da rede municipal participam de safári

Compartilhar

Por Murillo Saldanha / PMM

Já imaginou participar de um safári e conhecer a beleza natural e a vida selvagem do continente africano? Essa é a experiência dos alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá com o projeto ‘Zoo África’.

Por meio da iniciativa, a Prefeitura de Maringá leva para os Cmeis uma carreta com laboratório móvel dentro de contêiner e que simulam a fauna africana. A experiência é uma dose de aventura, curiosidade e educação ambiental.

O projeto, que já percorreu diversas cidades brasileiras, reúne os animais mais exóticos e belos do mundo do continente africano.

O acervo é composto por animais empalhados e que morreram de causas naturais. Em um verdadeiro safári, os alunos podem conhecer leão, zebra, elefante, girafa e outros, além da descoberta dos sons e hábitos de cada animal.

Em Maringá, o ‘Zoo África’ vai percorrer até outubro todos os 64 Cmeis. As aulas são ministradas por biólogos e abordam conteúdos sobre fauna e educação ambiental adaptados ao ciclo escolar. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, destaca que a iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal em promover experiências práticas e vivências inovadoras aos alunos da rede municipal.

“Com esse projeto, as crianças têm contato direto com a fauna africana. Isso é importante para que os alunos se identifiquem como parte integrante do meio ambiente e desenvolvam a consciência ambiental e o compromisso com a preservação”, afirma.

Ela lembra que a rede municipal de ensino é referência em educação ambiental e práticas sustentáveis, o que inclui projetos de hortas, pomar urbano e diversas atividades didáticas.

Foto: Ana Carolina Alves / PMM


Compartilhar