Lideranças femininas da região se reúnem, em Maringá, em momento de reflexão e empoderamento

Seminário “Inteiras para liderar”, realizado pela Amusep e Sebrae/PR, teve palestra, talk show e troca de experiências.

  • O Sebrae/PR e a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) reuniram, nesta quinta-feira (3), em Maringá, 200 lideranças femininas da região, no seminário “Inteiras para liderar”. O conteúdo foi elaborado para fomentar a atuação das participantes em cargos de liderança, seja em espaços públicos ou privados.

    A programação contou com palestra conduzida por Jeanine Cristiane Benkenstein, advogada, especialista em gestão tributária e em neuroanálise de perfil comportamental, atual presidente da Comissão de Neurociência Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS).

    “Por vezes, nós mulheres, ouvimos que não podemos realizar determinadas atividades. Mas, possuímos habilidades ímpares, como a capacidade multitarefa e a empatia, que podem nos ajudar, por meio do autoconhecimento, a focar, a ter objetivos e a chegar lá”, comentou a palestrante.

    “Estejam ao lado de outras mulheres. Somos numerosas, podemos nos apoiar mutuamente e podemos ajudar mais mulheres a conquistarem espaços de liderança”, completou.

    O evento também teve talk show com as prefeitas de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta; de Mandaguari, Ivonéia Furtado; de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; e de Santo Inácio, Geni Violato. Sob a mediação da coordenadora estadual de Liderança e Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Rosângela Angonese, as prefeitas falaram dos desafios diários da liderança pública.

    A gerente da Agência do Trabalhador de Astorga, Gabriella Roder, foi uma das participantes do encontro. Ela relata que, por ser mulher, já sofreu desconfiança por parte do empresariado masculino.

    “Muitas de nós se sentem rebaixadas em algumas oportunidades. Mas, sabemos do nosso potencial, temos capacidade e habilidade para estar à frente de serviços, de negócios. Então, o apoio para atuar como líderes, a exemplo dessa reunião, é importante, faz com que sintamos ainda segurança da nossa competência e potencial”, diz Gabriella.

    Para a prefeita de Astorga, Suzie Aparecida Pucillo Zanatta, o encontro ajudará a fortalecer a representatividade feminina nas esferas do poder público.

    “As mulheres podem estar onde quiserem. Precisamos delas para uma sociedade mais justa e igualitária, com suas habilidades que favorecem uma gestão mais plural, por isso, é importante que estejam cada vez mais envolvidas em políticas públicas”, destacou Suzie.

    O evento foi realizado em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Gestão da Amusep (Proamusep), com o Movimento das Mulheres Municipalistas do Paraná e com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (Cisamusep).

    “Temos nos unido para promover o avanço da região que, por sua vez, vem acontecendo também em razão da liderança de mulheres nos municípios. Reunimos essas líderes com a intenção de reconhecer e de valorizar o trabalho realizado por elas”, disse o prefeito de Ângulo e presidente da Amusep, Rogério Bernardo.

    O consultor do Sebrae/PR, Luiz Carlos da Silva, ressaltou que a presença de mais mulheres em posição de poder gera impactos positivos socioeconômicos para toda a sociedade.

    “Recebemos secretárias municipais, vereadoras, gerentes, diretoras, diversas líderes que atuam na nossa região e contribuem para o desenvolvimento comum. Mas, ainda temos espaço para que surjam novas lideranças e que o trabalho de líderes se aprofunde, o que objetivamos estimular no encontro”, finalizou o consultor.

    Foto: Neri9

    Comentários estão fechados.