Método para socorristas desenvolvido na UEM vai virar modelo no Paraná

Metodologia proposta por Edson Dalla Valle (foto) traz rapidez e qualidade no suporte às vítimas de acidentes de trânsito.

  • Foto: Reprodução / UEM / Ilustrativa

    Metodologia proposta por Edson Dalla Valle (foto) traz rapidez e qualidade no suporte às vítimas de acidentes de trânsito

    A monografia “Prosalve – Modelo de Capacitação Profissional no Salvamento Veicular: proposição e teste experimental”, defendida pelo mestre profissional em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Édson Dalla Valle, apresenta teste de eficiência sobre um novo método de ensino para formação profissional de bombeiros militares no atendimento de acidentes de trânsito com vítimas retidas em veículos automobilísticos.

    Os resultados obtidos levaram a adoção do modelo proposto como uma política pública de alcance estadual. O Prosalve será implementado nas unidades dos corpos de bombeiros militares no estado do Paraná. Os cursos e treinamentos irão direcionar técnicas com foco na vítima, como o tipo de encarceramento, o quadro clínico, a posição dela e o plano de ação da equipe.

    O programa de capacitação das equipes de salvamento vem da necessidade e a possibilidade de melhorar a eficiência do atendimento. Por meio de uma metodologia experimental de desencarceramento não destrutiva, o acadêmico identificou ganhos de velocidade e qualidade no suporte as vítimas.

    O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi elaborado pensando na melhor composição dos elementos que compõem a estrutura organizacional para o ensino do salvamento veicular. Com a melhora do desempenho das equipes é possível amenizar não somente o sofrimento da vítima, mas também da equipe de resgate acometida pelo estresse do atendimento.

    A pesquisa foi defendida em 26 de novembro de 2021 sob orientação do professor do Departamento de Ciências Sociais (DCS), Ednaldo Aparecido Ribeiro. A banca examinadora foi composta pelo orientador Ribeiro, pela professora do curso de Enfermagem da UEM, Lilian Denise Mai e pela professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eleine Aparecida Penha Martins.

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