Virada Cultural de Maringá ocorre neste fim de semana; confira orientações

Virada Cultural
Compartilhar

Por Murillo Saldanha / PMM

Com mais de 20 atrações, incluindo artistas nacionais e locais, a Virada Cultural de Maringá ocorre neste sábado, 29, e domingo, 30, na Praça do Antigo Aeroporto.

A festa reúne diversas expressões artísticas, como grandes shows musicais com Marcelo D2 e Roberta Sá, bandas locais, dança, teatro, cinema e uma programação especial para as crianças com a ‘Viradinha Cultural’.

Para garantir a diversão da comunidade, a Prefeitura preparou algumas orientações importantes para o evento.

Quais são os horários da festa?

No sábado, 29, o evento começa às 14h com a primeira atração da Viradinha Cultural. Durante o dia, das 14h às 17h, haverá feirinha de adoção de animais e arrecadação de pacotes de ração, que serão doados para protetores independentes.

A programação segue durante todo o dia, com o show do cantor Marcelo D2, às 21h, e encerra às 23h com a exibição do filme ‘Joker’ em mais uma edição do ‘Cinema a Céu Aberto’.

No domingo, a programação inicia às 13h45 com a programação infantil. A última atração a subir no palco será a cantora Roberta Sá, às 21h30. Clique aqui e confira a programação completa dos dois dias.

Quais as orientações para aproveitar a festa?

A comunidade pode trazer banquinhos ou cadeiras. O protetor solar e o repelente também são itens importantes para curtir a festa. Na Virada, também haverá bebedouros e a orientação é que as pessoas levem copo ou garrafas d′água.

Para curtir a festa com segurança, a comunidade não deve levar garrafas de vidro. Além disso, vale sempre o recado de que lugar de lixo é na lixeira, ou nos ′Ecolix′, contêineres que estarão espalhados pelo evento para descarte correto de materiais recicláveis.

O evento vai ser inclusivo?

Para a Virada Cultural de 2023 haverá, pela primeira vez, intérpretes de libras nos dois shows principais, dos cantores Marcelo D2 e Roberta Sá. O local reúne espaço com acessibilidade para que a comunidade possa acompanhar as atrações.

Também haverá ações da Secretaria da Mulher para conscientização contra o assédio e o abuso. Qualquer situação pode ser denunciada para a Guarda Civil Municipal. A Secretaria da Criança e Adolescente irá distribuir pulseiras para crianças com nome dos pais ou responsáveis e dados do Conselho Tutelar.

O esquema de segurança da Virada será reforçado e, além das equipes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, haverá ambulâncias contratadas para atendimento médico, 20 brigadistas e 75 seguranças particulares.

Haverá espaço gastronômico?

Os foods trucks estarão na Avenida Gastão Vidigal, com opções de comida, doces e bebidas. Além disso, haverá barracas do Provopar.

Como será o acesso à estrutura? Haverá interdição?

O trecho da Avenida Gastão Vidigal, entre as ruas Cambira e Apucarana, estará interditado para o tráfego de veículos no sábado, 29, e domingo, 30, das 10h às 2h. O fluxo de veículos estará liberado apenas para trabalhadores e moradores do local, entre as ruas Cambira e Ponta Grossa.

Na madrugada de sexta-feira, 28, para sábado, haverá reserva de estacionamento no entorno das praças Salgado Filho e do Antigo Aeroporto.

Foto: Thiago Louzada / PMM


Compartilhar