Prefeitura assina contrato para construção de novo empreendimento pelo ProZeis

O prédio terá 256 apartamentos, incluindo unidades com condições especiais para famílias com renda de até três salários mínimos.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Maringá ganhará mais um empreendimento por meio do Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis), política pública criada pela gestão municipal e referência nacional em habitação.

    O prefeito Ulisses Maia participou nesta terça-feira, 25, da cerimônia de assinatura do contrato que autoriza a execução do ‘Residencial Bellus’, empreendimento viabilizado pelo ProZeis e que será construído no Recanto dos Magnatas.

    O prédio terá 256 apartamentos, incluindo unidades com condições especiais para famílias com renda de até três salários mínimos.

    “É uma alegria participar dessa assinatura, que representa a consolidação de uma política pública de sucesso criada pela nossa gestão. Com o ProZeis, aliamos habitação social, desenvolvimento sustentável e mecanismos para impulsionar a construção civil”, afirma o prefeito Ulisses Maia. Recentemente, a Prefeitura de Maringá foi campeã nacional do prêmio ′Cidades Sustentáveis′ com o ProZeis. A premiação do Instituto Cidades Sustentáveis reconheceu as melhores práticas das cidades na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    O contrato assinado é o 14º desde a criação do programa. São 1.490 apartamentos comercializados, dos quais 1.312 foram adquiridos por famílias com renda bruta de até 3 salários mínimos. O ′Residencial Bellus′, no Recanto dos Magnatas, contará com elevador e áreas comuns, como piscina adulto e infantil, pet play, espaço gourmet, churrasqueiras, playground e quadra esportiva. Os apartamentos têm áreas privativas que vão de 43 m² até 49m². As unidades contam com sacada, dois quartos, banheiro e sala de jantar, além de cozinha e lavanderia integradas.

    Com o ProZeis, áreas que antes não poderiam receber edifícios verticais passam a ter potencial construtivo com autorização para verticalização. Em troca, por meio da política pública, as construtoras precisam destinar, no mínimo, 33% das unidades para famílias que recebem até três salários mínimos e o restante para famílias de no máximo seis salários mínimos. Para este público, o valor do financiamento é mais baixo que aluguel, com possibilidade de subsídios dos governos federal e estadual. A construtora não paga IPTU e ISS de construção civil durante a obra e as famílias também são isentas dos custos do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) na aquisição do imóvel.

    “É um projeto de ocupação e planejamento de solo inédito no Brasil. Além de cumprir a função social da propriedade urbana prevista no Plano Diretor, ao garantir acesso à moradia para a população que mais precisa, nós também atendemos os conceitos de sustentabilidade”, afirma o secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri. Desde a criação, foram entregues dois empreendimentos, que somam 400 unidades, viabilizados por meio do ProZeis. Neste sábado, 29, será entregue o ′Solar das Laranjeiras′, com mais 320 unidades.

    Serviço:

    • O que: Entrega do empreendimento Solar das Laranjeiras, viabilizado pelo ProZeis
    • Quando: Sábado, 29, às 11h
    • Onde: Rua Pequi, 284, Jardim Tropical

    Foto: Rafael Macri / PMM

    Comentários estão fechados.