Capes autoriza mais seis doutorados nas universidades estaduais do Paraná; UEM recebe novo doutorado

Compartilhar

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou mais seis opções de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. As novas possibilidades de pós-graduação são Administração; Ensino; Ensino de História (em três instituições) e Geografia. A lista com as novas ofertas de cursos foi divulgada após parecer emitido pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes.

O primeiro curso de doutorado da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) será ofertado pelo campus de Campo Mourão e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória).

Para a reitora da instituição, Salete Machado Sirino, o momento é de satisfação pela conquista. “A aprovação do Doutorado Profissional em Ensino de História tem um significado muito especial para a Unespar. Reflete a dedicação e a competência das pessoas que trabalharam para que o primeiro programa de doutorado fosse aprovado. Esse sonho se tornou realidade, e o sentimento de conquista se espalha pela Unespar”, ressalta Salete.

“Um grupo de docentes, pesquisadoras e pesquisadores, se debruçou sobre um objetivo, trilhou caminhos, enfrentou desafios e chegou ao lugar planejado. Esse espaço, agora, é de todos nós. A comemoração desta aprovação nos motiva a buscar novas metas e novos desafios”, complementa.

Além da Unespar, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também receberam a aprovação para oferta de doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória).

O ProfHistória tem como objetivo realizar a formação continuada para professores de História que atuam na Educação Básica, propiciando qualificação certificada para o exercício da profissão. O programa, que desde 2012 oferta curso para qualificação de mestres em Ensino de História é um curso com oferta simultânea nacional em 39 universidades do país e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu a aprovação da Capes para oferta de duas novas opções nos programas de pós-graduação stricto-sensu para doutorados em Geografia, no campus de Marechal Cândido Rondon, e doutorado profissional em Administração, no campus de Cascavel.

O sexto curso aprovado pela Capes é o Doutorado Profissional em Ensino que será ofertado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O Programa de Pós-Graduação em Ensino da UENP (PPGEN), que já conta com o Mestrado Profissional no Campus de Cornélio Procópio, ofertará 12 vagas anuais para o Doutorado na área de concentração de Ensino, Ciência e Tecnologia.

CURSOS – Com os novos cursos de doutorado, a rede pública estadual de ensino superior totaliza 317 cursos com centenas de possibilidades para pesquisas acadêmicas. Para obter mais informações sobre os cursos de pós-graduação Stricto Sensu das universidades estaduais, acesse as páginas das instituições: Universidades Estadual LondrinaUniversidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de Ponta GrossaUniversidade Estadual do Oeste do ParanáUniversidade Estadual do Centro-OesteUniversidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Estadual do Paraná.


Compartilhar