Região Metropolitana de Maringá registra mais de 12 mil contratações em maio, de acordo com novo Caged

Os municípios que se destacaram nesse cenário foram Maringá, Sarandi e Mandaguari totalizando 9.091, 706 e 467 contratações, respectivamente.

  • Maringá, Sarandi e Mandaguari alcançaram mais de 10 mil contratações em conjunto.

    A região metropolitana de Maringá alcançou, em maio, 12.483 contratações, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No mês anterior, a região registrou 10.835 admissões na localidade.

    Os municípios que se destacaram nesse cenário foram Maringá, Sarandi e Mandaguari totalizando 9.091, 706 e 467 contratações, respectivamente.

    A análise do levantamento revelou que 56,50% dos novos contratados na região são homens, enquanto as mulheres representam 43,50% do total. Além disso, constatou-se que 59,74% dos admitidos possuíam ensino médio completo, e a faixa etária mais empregada foi de 18 a 24 anos, com 27,35% dos novos trabalhadores.

    Os setores com maior número de contratações na região foram o administrativo, comércio e indústria.

    A Região Metropolitana de Maringá conta com 26 municípios, são eles: Ângulo, Astorga, Atalaia, Bom Sucesso, Cambira, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Iguaraçu, Itambé, Ivatuba, Jandaia do Sul, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, São Jorge do Ivaí.

    Trabalho Temporário impulsiona o mercado de trabalho na região

    Fernandes Silva, gerente da Employer Recursos Humanos em Maringá, destacou que as empresas da região têm adotado cada vez mais o trabalho temporário como forma de atender às demandas de mão de obra. Segundo ele, essa modalidade tem sido amplamente utilizada, especialmente durante períodos sazonais pela indústria, comércio e serviços.

    A contratação de trabalhadores temporários tem sido um importante motor para impulsionar a economia. “Essa forma de contratação é uma oportunidade importante para os trabalhadores ingressarem no mercado de trabalho e se tornarem economicamente ativos”, afirma Silva.

    A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que sejam criadas 530 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho).

    Como entrar em contato com a filial

    A Employer Recursos Humanos em Maringá está localizada na R. Ver. Basílio Sautchuk, 861 – Loja Térreo – Zona 01. Informações sobre os serviços prestados estão disponíveis no site www.employer.com.br/maringa ou podem ser obtidas pelo telefone (44) 9 9984 – 7941.

    Os profissionais em busca de oportunidade podem conferir as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no Banco Nacional de Empregos, BNE – http://bne.com.br/employermaringa.

    Direitos do Trabalhador Temporário

    Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

    Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.