Festa Portuguesa de Maringá: com o tema ‘Pesca do Bacalhau’, exposição artística é uma das atrações

Elogiada pela gastronomia e também pelas atrações culturais e artísticas, Festa Portguesa de Maringá volta a acontecer nesta sexta e sábado.

  • A Festa Portuguesa de Maringá vai muito além da boa gastronomia e do encontro entre familiares e amigos. Tem também cultura e arte! Com o tema “Pesca do Bacalhau” e sob direção artística de Cláudio José Jorge, uma exposição artística fica aberta para o público durante toda a festa do Centro Português de Maringá, que volta a abrir suas portas na noite desta sexta-feira (30) e na noite do sábado (1º), a partir das 19h30, oportunidade também para curtir música ao vivo e apresentações de dança do grupo folclórico Os Lusíadas.

    O diretor revela que um barco foi colocado no cenário para representar como era antigamente a pesca, reforçado também com manequins vestidos com os trajes da época, além do primeiro bacalhau com cabeça que se tem conhecimento no Brasil. “O bacalhau foi feito de biscui pela artista plástica Muriel Yasmin, no tamanho real do macho da espécie de peixe Gadus Morhua, que é um dos peixes que é permitido chamar de bacalhau (bacalhau é um processo de salga)”, diz.

    Cláudio José Jorge conta que, também como atração artística durante a Festa Portuguesa de Maringá, o público poderá conferir uma exposição da ONU que gentilmente foi cedida pela embaixada portuguesa através do consulado de Curitiba e que mostra a primeira travessia de avião entre Brasil e Portugal.

    Barco representando como era antigamente a pesca do bacalhau

    “Na Festa Portuguesa de Maringá o nosso público pode conferir ainda algumas curiosidades sobre Portugal, como uma representação da gruta de Fátima, em Portugal, com uma santa que veio de lá. E estamos realçando algumas partes que já fazem parte do Clube Português, como o Portal, feito pela mesma pessoa que fez a estatua do Peladão”, comenta o diretor artístico.

    Em homenagem ao artista local Zanzal (em memória), a Festa Portuguesa de Maringá conta com uma pintura de uma parede toda feita pelo artista, outra atração à parte para quem prestigiar uma das mais tradicionais festas da cidade.

    Bacalhau feito de biscui pela artista plástica Muriel Yasmin, no tamanho real do macho da espécie de peixe Gadus Morhua

    A melhor opção de jantar no fim de semana
    A Festa Portuguesa de Maringá volta a ser uma das melhores opções para jantar em família nesta sexta e sábado, no Centro Português de Maringá, a partir das 19h30. Realizada às sextas e aos sábados, a tradicional festa vai até 15 de julho. No local, há espaço kids para crianças com entrada gratuita.

    Um dos queridinhos do cardápio da Festa Portuguesa de Maringá, o famoso Bacalhau, serve duas pessoas e é servido grelhado na brasa ou ao forno. Outros pratos típicos portugueses estão disponíveis na festa, como o Arroz à Braga, bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, linguiça portuguesa, além de porções, caldo verde e carta de vinhos. Para este fim de semana, a atração cultural das duas noites fica por conta do grupo folclórico Os Lusíadas, com apresentações de grupos infantis e de adultos.

    Iniciada em 9 de junho, a Festa Portuguesa de Maringá já conta com ótimo público que prestigia o tradicional encontro que reúne famílias e amigos da cidade e de toda a região, descendentes ou não de portugueses.

    “Sempre fizemos questão de priorizar pela qualidade da comida, do atendimento e do ambiente. Prova disso é que estamos no Calendário do Município como uma das festas oficiais de Maringá. É sempre um prazer rever todos os amigos durante a Festa Portuguesa de Maringá”, comenta o presidente do Centro Português de Maringá, Edalvo Garcia, durante visita ao Maringá Post, um dos apoiadores oficiais da Festa Portuguesa de Maringá.

    Momento de fé: representação da gruta de Fátima, com uma santa que veio de Portugal

    FESTA PORTUGUESA DE MARINGÁ
    Quando: de 9 de junho a 15 de julho
    Às sextas e sábados
    Onde: Centro Português de Maringá
    Endereço: R. Luiz de Camões, 135 – Zona 01
    Informações: (44) 3224-5273 / (44) 3224-5050

    Comentários estão fechados.