Em 22 anos, cidade ganhou 47 mil novos habitantes, de acordo com dados do Censo Demográfico 2022. O prefeito Walter Volpato (PSC) acredita que o número possa ser ainda maior.
Por Victor Ramalho
Os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmaram Sarandi, na microrregião de Maringá, como a 2ª cidade da região que mais cresceu em números de habitantes desde 2010.
Segundo o IBGE, a cidade ganhou 35.613 novos moradores nos últimos 12 anos, um crescimento estimado de 42%. No período, apenas Maringá ganhou mais habitantes: cerca de 51 mil. Quando comparado com primeiro Censo realizado neste século, o crescimento populacional da cidade vizinha é ainda mais impressionante.
Conforme o Censo Demográfico de 2000, Sarandi tinha 71.422 moradores, ou seja, ganhou pouco mais de 47 mil habitantes em duas décadas, um aumento de 66%. Para o prefeito de Sarandi, Walter Volpato (PSC), o número atual de moradores pode ser ainda maior que o ratificado pelo IBGE. É que nas prévias do Censo, o instituto de pesquisas estimava algo em torno de 126 mil moradores.
Volpato usa como exemplo o número de ligações que a cidade tem no sistema de distribuição de água, hoje estimado em 51 mil pela autarquia municipal. “Numa conta simples e razoável, é de se supor que em cada uma dessas moradias conectadas à rede distribuidora de água, tenha três moradores. Então, seriam 150 mil pessoas”, justifica.
Com os números atuais, Sarandi se mantém entre as 20 cidades mais populosas do Paraná, o que para o chefe do Executivo aumenta a responsabilidade na gestão da infraestrutura urbana. Mas, para ele, o ritmo das obras tem acompanhado o crescimento da cidade.
“Nossos avanços na infraestrutura urbana são convergentes com o crescimento da cidade. Estamos entre as 20 maiores cidades do Paraná e seguimos confiantes em manter os investimentos necessários para fazer de Sarandi uma das melhores cidades do Estado”, disse.
Entre os elementos que o município apresenta como exemplos desse avanço está a ampliação da rede de captação de esgoto, que passou de 7% em janeiro de 2017 para 80% em 2023, com expectativa de chegar a 100% da cidade até o fim do ano que vem. Até o fim de 2024, o Executivo Municipal também espera levar asfalto para 100% da cidade.
Foto: Prefeitura de Sarandi
Comentários estão fechados.