Poeta com deficiência visual lança livro “Os versos que o Pai me deu”, em Maringá

O poeta Leandro Santos de Souza vai lançar seu segundo livro neste sábado (6), às 19h30, na Igreja Assembleia de Deus do Jardim Paris.

  • Neste sábado (6), o poeta Leandro Santos de Souza vai lançar seu segundo livro, intitulado: “Os versos que o Pai me deu“.

    Conhecido como o “poeta que vê com o coração”, Leandro tem deficiência visual, e a descoberta da leitura e escrita em Braille foi uma das mudanças mais importantes em sua vida. Com sensibilidade singular, ele passou a enxergar o mundo através da poesia e descobriu que esse era seu propósito. Como já dizia o escritor Antoine de Saint-Exupéry, “só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”.

    A sua nova obra contém mais de 70 poemas, com temas envolvendo romantismo, cristianismo, sociedade e natureza, além de homenagens às pessoas que fizeram parte da jornada literária de Leandro, como sua esposa Janaina.

    O título do novo livro faz uma referência ao Deus cristão, que tem sido uma das principais fontes de inspiração ao poeta.

    O evento de lançamento será às 19h30, na Igreja Assembleia de Deus do Jardim Paris – Avenida João Pereira, número 3934.

    CONHEÇA A HISTÓRIA

    O poeta Leandro Souza nasceu dia 21 de maio de 1983 em Capão da Canoa (RS). Já nasceu com glaucoma e baixa visão, que se agravou a partir dos cinco anos, causando-lhe a cegueira total.

    Na época, ele passou vários anos sem frequentar a escola, pois não era oferecido um atendimento especializado para estudantes com deficiência visual. Por causa disso, Leandro demorou anos para ser alfabetizado – ele nem poderia imaginar que, um dia, encontraria sua vocação na literatura.

    Em 1999, Leandro teve a oportunidade de ingressar no mundo das letras pelas mãos da professora Marlene da Rosa Bitencourt, que lhe alfabetizou no Sistema Braille, na FACOS, em Osório (RS). A partir daí, sua vida mudou completamente. Ele ingressou na vida escolar e sempre se destacou como aluno.

    Após ser alfabetizado, Leandro começou a escrever seus primeiros versos em 2002, inspirado pelo poeta gaúcho Waldim de Lima, também cego.

    Seu primeiro livro, “Retrato Imaginário“, foi lançado em 2006. São 53 poemas que falam sobre a solidão, natureza, deficiência visual e preconceito.

    No lançamento do livro “Os versos que o Pai me deu“, Leandro espera inspirar outras pessoas com suas poesias e oferecer uma palavra de apoio para quem necessite.

    “A gente vive em um mundo que há tanta coisa ruim, com notícias que nos entristecem. Com minhas poesias, eu gostaria de fazer justamente o contrário: trazer uma mensagem de esperança para as pessoas”, explica ele.

    Para conhecer mais sobre o poeta Leandro Santos de Souza, siga o Instagram: @poetaleandross

    Comentários estão fechados.