Maringá promove roda de conversa sobre o jeito de falar do maringaense

Por meio da apresentação “A língua da gente: aspectos da história linguística de Maringá”, o pesquisador falará sobre as características da fala dos maringaenses.

  • Foto: Reprodução / Andye Lore / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, promove nesta quinta-feira, 4, às 19h, o ′Patrimônio na Roda′, uma roda de conversa que irá abordar o jeito de falar do maringaense, incluindo expressões e gírias. A ação ocorrerá no Centro de Ação Cultural Márcia Costa (CAC) e a entrada é gratuita. Para participar, é necessário preencher um formulário online (acesse aqui). A roda de conversa será conduzida por Helcius Batista Pereira, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Por meio da apresentação “A língua da gente: aspectos da história linguística de Maringá”, o pesquisador falará sobre as características da fala dos maringaenses. 

    O objetivo é promover a educação patrimonial e levar crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural, como explica o secretário de Cultura, Victor Simião. “O mais interessante, em um projeto como esse, é perceber quais são as nossas características – algo que, no dia a dia, a gente não percebe. E a Secretaria de Cultura tem de trabalhar nesse aspecto também, chamando atenção sobre nossa linguagem, nossa comunicação”, reforça. Serviço:O que: ′Patrimônio na Roda′Quando: 4 de maio, às 19hOnde: CAC (Av. XV de Novembro, 514)Inscrições: clique aqui

    Foto:

    Na madrugada desta segunda, 1, um jovem de 25 anos, identificado como Ruan dos Santos Martins, matou a sogra de 51 anos, o primo de 35 e o cunhado de 39 anos, em Reserva.

    O crime teria acontecido após uma discussão em um bar de propriedade da sogra, zona rural de Reserva.

    A polícia acredita que o crime possa ter ocorrido por ciúmes do suspeito pela mulher. “Nós trabalhamos com a hipótese de homicídio passional, teria ocorrido ali uma situação de ciúme, envolvendo o autor e a sua esposa, mas essa é a primeira linha investigativa. Nós estamos efetuando diversas diligências ainda, estamos ouvindo várias testemunhas, para estabelecer a principal linha investigativa, mas a princípio, isso que foi apurado”, afirmou a delegada.

    O jovem está sendo procurado pela polícia. A polícia civil investiga o caso.

    Comentários estão fechados.