Escolas e Cmeis realizam mobilização contra o abuso e exploração sexual infantil em 18 de maio

As 116 unidades escolares estarão mobilizadas em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com a atividade ′Semáforo do Corpo′

  • Foto: Rafael Macri / PMM

    No ′Maio Laranja′, voltado para conscientização e combate ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes, a Secretaria de Educação (Seduc) realiza ações nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. As 116 unidades escolares estarão mobilizadas em 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com a atividade ′Semáforo do Corpo′. A ação consiste em ensinar os pequenos sobre as partes do corpo em que eles podem ou não ser tocados.
     
    No dia 18 de maio, a ação principal será às 8h30, na Escola Municipal Joaquim Maria Machado de Assis. Além do ′Semáforo do Corpo′, em que as crianças trabalham com as cores verde, vermelho e amarelo – em alusão ao semáforo de trânsito – para aprender em quais partes do corpo outras pessoas podem ou não tocar, haverá outras atividades lúdicas para promover o aprendizado sobre a autoproteção.

    A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, explica que a dinâmica é uma forma de abordar com as crianças sobre as partes do corpo humano. “O conhecimento é fundamental para a autoproteção e para que as crianças possam compreender sobre o próprio corpo e o corpo dos outros. Com isso, trabalhamos de forma preventiva, para que elas compreendam sobre quais situações podem ser invasivas”, diz. Ela destaca que a Seduc também realiza, de forma constante, formação com os profissionais e equipes pedagógicas sobre a temática.

    Por Murillo Saldanha

     
     

    Comentários estão fechados.