Foto: Arquivo / PMM
Ações de conscientização iniciam no ‘Maio Laranja’ e seguem por todo o ano com o objetivo de estimular denúncias e promover a proteção de crianças e adolescentes
Um levantamento divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indica que, por dia, são registrados cerca de 37 casos de abuso sexual infantil no Brasil, uma realidade alarmante que deixa marcas profundas na vida das vítimas. Para tratar do assunto e promover a conscientização, a APMIF São Rafael – Associação de Proteção à Maternidade, à Infância e à Família de Maringá e a Secretaria da Criança e do Adolescente, junto com 19 parceiros, entre instituições, empresas e veículos de comunicação, vão lançar a campanha ‘Maringá Fazendo a Diferença’. As atividades começam no ‘Maio Laranja’, mês de combate à exploração sexual infantil e seguirão de forma permanente pelos próximos meses.
Segundo a entidade, em Maringá foram registrados 540 casos entre 2016 e 2020. No entanto, a estimativa é que o número seja muito maior, devido à falta de denúncias. De acordo com a Childhood Brasil, uma associação privada sem fins lucrativos que atua no enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes, apenas 10% dos casos chegam a ser denunciados no país. “Um dos nossos objetivos é despertar a população para a importância da denúncia, já que grande parte dos casos não são reportados às autoridades por falta de conhecimento”, afirma Rosane Marta Baptista Marques, Gestora da São Rafael.
O lançamento da campanha será no dia 2 de maio, a partir das 9h, no Parque do Japão, mas a mobilização já começou nas redes sociais, em outdoors, banners e cartazes espalhados pela cidade. Com a frase ‘Resgate o crédito’ e a exibição de um QR Code, a campanha quer despertar a curiosidade das pessoas e depois direcioná-las para uma plataforma de conscientização sobre o tema.
“A ideia com esta ação é transmitir a mensagem de que cada vez que nós damos crédito ao que diz uma criança, uma rede de proteção e segurança se estabelece”, explica Rosane. Ao longo do mês de maio, a campanha contará com o apoio de influenciadores digitais, levará palestras em escolas e realizará ações de conscientização em shoppings e eventos.
Sobre a APMIF São Rafael
Fundada em 2004, a APMIF São Rafael é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atua na promoção e proteção dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes, em especial aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A entidade desenvolve iniciativas que buscam garantir a qualidade de vida e a promoção da saúde por meio do acesso a serviços multidisciplinares especializados, como Pediatria, Fonoaudiologia, Oftalmologia, Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, entre outros. Em 18 anos de história, a São Rafael contabiliza mais de 82 mil atendimentos e mais de 7 mil crianças e adolescentes beneficiados.
Com o ‘Programa Fazendo a Diferença’, que existe desde 2016, foram realizados mais de 5.500 atendimentos especializados a mais de 300 vítimas de violência sexual. Este trabalho rendeu à entidade o Prêmio Criança ABRINQ 2022, já que a atuação é referência no Paraná por oferecer atendimento para vítimas de violência sexual de forma gratuita e contínua.
Comentários estão fechados.