Maringá reforça protocolos de segurança nas unidades escolares

As ações são desenvolvidas de forma integrada, entre as secretarias de Segurança e Educação, para a garantia de ambientes tranquilos e seguros para o processo de ensino-aprendizagem. 

  • Foto: Rafael Macri / PMM

    Por Murillo Saldanha

    Apesar de nunca ter tido episódios de violência nas unidades escolares, o município atualiza os protocolos de segurança do sistema instalado e reforça as instruções para operacionalização e ampliação da proteção dos estudantes e servidores.  Diversas medidas são adotadas na rede municipal.
     
    Confira quais são:
     

    • Capacitação dos servidores da rede municipal para uso do botão do pânico;
    • Implantação em andamento de linha exclusiva para as unidades escolares entrarem em contato direto com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar;
    • Processo em andamento para contratação de segurança privada para os Centros Municipais de Segurança Infantil (Cmeis) e escolas;
    • Processo em andamento para compra de câmeras de segurança para as unidades;
    • Reforço das rondas nas unidades pela Guarda Civil Municipal;
    • Solicitação do apoio da Polícia Militar para patrulhamento no entorno das escolas e Cmeis;
    • Instalação de interfones com câmeras de vídeo.

    “Estamos reforçando as medidas e intensificamos os protocolos junto aos diretores e toda a comunidade escolar, inclusive com a realização de treinamentos, para que todos os alunos e profissionais possam ser bem recebidos e sintam-se seguros”, afirmou a secretária de Educação, Nayara Caruzzo.

    As ações são desenvolvidas de forma integrada, entre as secretarias de Segurança e Educação, para a garantia de ambientes tranquilos e seguros para o processo de ensino-aprendizagem.

    “Temos reforçado a atuação da Guarda Civil Municipal com as rondas no entorno das unidades, inclusive solicitando apoio às demais forças de segurança, e tornando ainda mais fácil e ágil o contato das unidades escolares com a nossa central para qualquer situação de perigo”, explicou o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. Ele reforça a importância da comunidade manter a calma e checar as informações recebidas.

    “Queremos tranquilizar a todos, as medidas têm sido adotadas. Neste momento é preciso que as pessoas mantenham a calma, verifiquem as informações que recebem e evitem disseminar desinformação ou aquilo que não tenham certeza da veracidade”, disse.
     
    Em caso de dúvidas, a comunidade deve entrar em contato com a Seduc pelo telefone (44) 3221-6900 ou com a Guarda Civil Municipal, pelo 153.

    Comentários estão fechados.