Internautas reagem a declaração de Ulisses Maia sobre uniformes escolares

Pelo segundo ano consecutivo, Maringá atrasou a entrega dos uniformes para alunos da rede municipal. Em entrevista à Jovem Pan Maringá, prefeito afirmou que “não há crianças sem uniformes” na rede pública, mas a afirmação foi contestada por pais de estudantes nas redes sociais.

  • Pelo segundo ano consecutivo, Maringá atrasou a entrega dos uniformes para alunos da rede municipal. Em entrevista à Jovem Pan Maringá, prefeito afirmou que “não há crianças sem uniformes” na rede pública, mas a afirmação foi contestada por pais de estudantes nas redes sociais.

    Atualizado às 11h51

    Por Victor Ramalho

    Não pegou bem a declaração do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), alegando que “não há nenhuma criança na rede pública sem uniforme”. A fala foi feita durante a entrevista do chefe do Executivo no RCC News 18h desta segunda-feira (3), noticioso da rádio Jovem Pan Maringá.

    Nas redes sociais, pais de alunos e até funcionários de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) contestaram a fala do prefeito. O Maringá Post reuniu comentários feitos em uma publicação de feed do Instagram de uma reportagem veiculada na segunda-feira (3) sobre o mesmo assunto e também nas redes sociais da Prefeitura de Maringá. As identidades dos autores serão preservadas.

    “Vou ter que discordar. Meu filho estava sem (uniforme) e a vizinha emprestou dois do filho dela”, afirmou um internauta.

    “Claro que não (estão sem uniformes)! Estão usando os uniformes do ano passado, apertados e que nem servem mais!”, disse uma outra usuária.

    “As crianças estão utilizando os uniformes do ano passado. O mais engraçado é que a logística que eles fazem não está dando certo. Quando fazemos a matrícula , tem uma pesquisa para dizer o tamanho do uniforme que a criança vai receber no próximo ano. Mas, quando o uniforme chega, já não serve mais, porque vem no segundo semestre do ano”, ressaltou uma seguidora. 

    “No CMEI onde trabalho, tem um monte de crianças sem uniforme e sem material. Nem caderno tem”, declarou uma outra internauta.

    Este é o segundo ano consecutivo em que as entregas dos uniformes para os alunos da rede municipal de Maringá sofre com atrasos. A previsão do próprio município era de que todos os kits seriam entregues ainda na primeira semana de fevereiro, o que não ocorreu. Em 2022, o processo licitatório para a aquisição dos itens foi aberta apenas em abril. O edital, na época, previa a aquisição de mais de 700 mil peças para os anos letivos de 2023 e 2024.

    A licitação foi encerrada em agosto passado, ao custo de R$ 19,5 milhões. O município, na ocasião, alegou problemas com fornecedores para justificar os atrasos.

    O prefeito admitiu o atraso na entrega dos itens, mas reforçou que todas as crianças da rede municipal receberam uniformes no segundo semestre de 2022. Ele também diz que, se há alguma situação pontual não resolvida, que os pais dos alunos devem procurar a direção do CMEI em que as crianças estudam. “Não há nenhuma criança na rede pública de Maringá sem uniforme. Nós entregamos uniformes novos no último trimestre do ano passado e, quem não era da rede pública em 2022, que está entrando agora, recebeu uniforme novo. […] Se houver alguma situação pontual ou outra, de criança sem uniforme, provavelmente houve uma falha de comunicação. A família pode procurar a direção do CMEI e pedir o uniforme”, afirmou Ulisses Maia.

    Na sequência da fala, o chefe do Executivo disse que os uniformes de 2023 serão entregues nos próximos 15 dias, mais de dois meses após o início das aulas.

    Ainda na entrevista ao RCC News 18h de segunda-feira (3), o prefeito de Maringá foi questionado sobre os recentes problemas em processos licitatórios. Segundo ele, o problema não está no Executivo, mas em “empresas de má índole” que vencem os editais.

    “Não é o processo, são as empresas que vencem a licitação e não cumprem a regra. […] A nossa equipe de licitação tem feito tudo de forma exemplar e eficiente. Nós não temos nenhuma denúncia de improbidade administrativa. O problema são os resultados de licitação, que decorrem de lei federal. […] A regra é uma só: não tem como escolher vencedor de licitação, é o menor preço”, disse Maia.

    O Maringá Post voltou a procurar a Prefeitura de Maringá nesta terça-feira (4), que se manifestou por meio de nota. Leia na íntegra:

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), informa que todos os alunos têm uniformes para o ano letivo de 2023. Os novos alunos da rede municipal receberam uniformes no início do ano letivo e os alunos que já estavam na rede municipal receberam uniformes no último trimestre de 2022. Ainda que os estudantes estejam com peças novas, os pais podem solicitar novas peças à diretoria da unidade escolar, caso haja necessidade. Neste mês, um novo modelo será entregue para todos os estudantes, que podem fazer o uso também do modelo atual.

    Foto: Mileny Melo/Arquivo/PMM

    Comentários estão fechados.