Foto: Ilustrativa /Pixabay
Maringá, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta segunda-feira, 27, o lançamento do projeto ′Veja um mundo novo′ para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com objetivo de desenvolver o aprendizado e a capacidade de expressão por meio da leitura. O evento reuniu os alunos da EJA da Escola Municipal Professor José Marchesini e da Escola Municipal Mariana Vieira Dias e contou com a presença do empresário e ator Luciano Szafir.
O projeto ′Veja um novo mundo′ inicia nesta quinta-feira, 30, nas 13 escolas com turmas da EJA, em parceria com o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil Inclusiva (GEEII) da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O projeto faz parte da proposta ′O meu mundo compõe o nosso mundo′, desenvolvida em todas as etapas da rede municipal. A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, parabenizou as equipes pedagógicas pelo empenho e dedicação na realização do projeto junto aos alunos da EJA.
“Esse projeto foi carinhosamente pensado pela nossa equipe para que pudéssemos resgatar a literatura. Vivemos em uma sociedade na qual todas as informações se encontram em nossas mãos, o que contribui para a sensação de imediatismo. Esse resgate da literatura se torna muito importante, principalmente na formação de jovens e adultos que buscam o aprendizado”, destaca.
Convidado para reforçar a importância da leitura e da literatura na vida pessoal e profissional, o empresário e ator Luciano Szafir contou sua história de vida e o crescimento possível graças à leitura.
“A leitura me levou muito longe. Quando recebemos um texto em uma novela, temos a percepção desse texto de diversas maneiras. Se eu não tivesse o hábito da leitura, poderia obter uma percepção errada das palavras que compõem o roteiro. Por trás deste texto, você tem uma série de mensagens escondidas que te despertam sentimentos e sensações”, finaliza.
O lançamento do projeto contou com a presença da professora Marta Chaves, que é autora de livros e atua na área de contação de histórias. Ela recitou um poema e contribuiu com explanações sobre a importância da leitura na vida dos alunos.
Manoel Pedro Gonçalves, de 75 anos, é aluno da EJA desde outubro de 2021 e tem como principal objetivo reforçar a leitura e a escrita. Com o projeto e o incentivo da EJA, o sonho está cada vez mais perto de ser realizado.
“Acredito que este incentivo nos ajuda a ter mais noção da vida, do dia a dia, das histórias e do mundo. O estudo para mim sempre foi difícil e hoje tenho a oportunidade de conquistá-lo. Quero poder melhorar minha caligrafia e desenvolver mais a leitura”, conta.
′Veja um novo mundo′ – A partir de quinta-feira, 30, mais de 200 alunos matriculados na EJA começam a trilhar um novo caminho pelo mundo da literatura por meio da contação de histórias. O projeto será bimestral e contemplará modalidades de literatura, música e teatro durante o ano letivo de 2023. Os grupos de pesquisa da GEEII e os professores serão os responsáveis pela contação de história. A ação contribuirá, ainda, com o desenvolvimento da oralidade em público e a produção textual.
Confira a lista das 13 escolas com turmas da EJA:
– Escola Municipal Angela Vergínia Borin – (noite)
– Escola Municipal Ulisses Guimarães – (noite)
– Escola Municipal Helenton Borba Cortes – (noite)
– Escola Municipal João Batista Sanches – (noite)
– Escola Municipal Jesuína de Jesus Freitas – (noite)
– Escola Municipal José Darcy de Carvalho – (noite)
– Escola Municipal José Marchesini – (noite)
– Escola Municipal Lídia Ribeiro Dutra da Silva – (noite)
– Escola Municipal Nadyr Maria Alegretti – (noite)
– Escola Municipal Odette Alcântara Rosa – (tarde)
– Escola Municipal Piveni Piassi de Moraes – (manhã)
– Escola Municipal Zuleide Samways Portes – (noite)
– Escola Municipal Mariana Vieira Dias – (noite)
Comentários estão fechados.