Foto: Andye Iore / PMM
O Procon de Maringá trabalha as relações de consumo com atendimentos sociais. Como aconteceu na manhã de hoje (21) numa casa no Jardim Itaipu, Zona Sul da cidade. A aposentada cadeirante Eliete Brigida Quintino, 48 anos, entrou em contato com o Procon maringaense para receber ajuda para renegociar dívidas que tem com a Sanepar e com o banco Itaú. Ela teve a perna esquerda amputada, tem dificuldades de locomoção para sair de casa e anda numa cadeira de rodas. Com isso, o Procon foi com a unidade móvel fazer o atendimento na residência, dentro do projeto Procon em Domicílio.
A consumidora tem dívida de R$ 2 mil com a Sanepar, rolando há dois anos. E outra de mais de R$ 6 mil com o banco Itaú, decorrente de empréstimos, juros de cartão de crédito e serviços que ela questiona. E até se sentiu induzida a aceitar os serviços com medo de ser prejudicada no futuro. Mesmo assim, a cliente do banco alega que já ficou sem o seu pagamento de beneficiária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por causa dos descontos bancários.
O Procon tentou contato por telefone, da casa da contribuinte mesmo, com as duas instituições, não sendo atendido. Com isso, foi feita uma notificação para a Sanepar, com prazo de dez dias para resposta sobre a renegociação da dívida. E de 15 dias para o Itaú para que o banco apresente os contratos dos serviços e empréstimos realizados pela cliente e que pare as cobranças.
“Se até nós do Procon não somos atendidos em muitos casos, imagine o sofrimento do cidadão que precisa quando procura uma empresa e não é atendido”, comenta o coordenador do Procon, Flávio Mantovani. “Mas, não deixamos essas pessoas desamparadas. Estamos notificando os responsáveis e vamos acompanhar os casos”.
Eliete Quintino e o marido sofreram um acidente de trânsito em 2014. Ela teve a perna esquerda amputada e o marido ficou com sequelas, tendo dificuldade motora na perna esquerda. Além das dificuldades pelas questões físicas, o casal lamenta as dívidas que impedem de terem uma vida melhor. Além disso, também reclama do descaso das instituições quando ela procurou para renegociar as dívidas e não foi atendida.
SOCIAL – O Procon em Domicílio foi lançado em janeiro desse ano. No começo desse mês duas consumidoras também foram atendidas em casa. Uma idosa de 93 anos, moradora da Zona 7, e conseguiu cancelamento de cobrança indevida de uma companhia telefônica. E em outro caso, uma moradora do Jardim Itália, foi atendida sobre o cancelamento de cobrança de uma loja por uma compra online, cujo produto havia sido devolvido.
Podem participar do Procon em Domicílio, pessoas acamadas, que estejam em tratamento de saúde que impossibilite sair de casa, pessoas com deficiência (PCD) e outros casos. O contribuinte deve solicitar o atendimento por meio do telefone 151, entre 8h e 17h30, de segunda-feira a sexta-feira. O atendente realizará uma triagem e, em seguida, agendará a visita, caso atenda os critérios.
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