Maringá lança projeto ‘Pomar Urbano’ nesta terça-feira, 7

O objetivo do projeto é plantar árvores frutíferas em espaços vazios, envolver a comunidade no cuidado dos locais e criar pomares pela cidade.

  • Por Murillo Saldanha / PMM

    Nesta terça-feira, 7, às 15h, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), lançará o projeto ‘Pomar Urbano’. O objetivo da iniciativa é plantar árvores frutíferas em espaços vazios na área urbana, envolver a comunidade no cuidado dos locais  e, dessa forma, criar pomares pela cidade.

    A primeira unidade foi implantada na Escola Municipal Professor Geraldo Altoé. A unidade também ganhará uma composteira, o que vai permitir que os alunos utilizem resíduos da cozinha da escola na produção de composto orgânico para o pomar.

    O projeto será lançado na terça-feira (7), às 15h, durante a inauguração da escola. O pomar tem 12 árvores frutíferas com mudas de araçá, pitanga, cereja-do-rio-grande, uvaia, grumixama e ingá, sendo duas mudas de cada tipo.

    Além de proporcionar um espaço diferente e a criação de áreas verdes na unidade escolar, o projeto também será utilizado, de forma interdisciplinar, para promover o aprendizado científico e a pesquisa por meio da observação das plantas. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

    “Cuidamos daquilo que conhecemos e, com o Pomar Urbano, queremos envolver as pessoas nas ações de zeladoria desses espaços para que tornem-se multiplicadores das práticas sustentáveis. A cada fruta que será colhida nesses locais, as pessoas vão perceber como podem atuar pela preservação ambiental”, afirma o secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas. Segundo ele, 10 pomares serão implantados na cidade.

    Nova escola municipal no Jardim Atami – Nesta terça-feira, às 15h, a Prefeitura de Maringá também vai inaugurar a Escola Municipal Professor Geraldo Altoé, no Jardim Atami. A nova estrutura, que conta com espaços modernos e acessíveis, tem 3,7 mil metros quadrados e três pavimentos.

    Com investimento de R$ 7,7 milhões, a unidade de ensino tem capacidade para atendimento de 420 alunos. A unidade tem 12 salas de aula, duas plataformas elevatórias para pessoas com deficiência e diversos espaços modernos para garantia da oferta de educação de qualidade.

    Serviço: 

    • O que: Inauguração da Escola Municipal Professor Geraldo Altoé e lançamento do projeto ′Pomar Urbano′
    • Quando: Terça-feira, 7, às 15h
    • Onde: Rua Maria Aparecida Silva Martinelli, 94, Jardim Atami

    Foto: Mileny Melo / PMM

    Comentários estão fechados.