Maringá promove ações especiais durante o Mês da Mulher

As ações reforçam a promoção da representatividade das mulheres maringaenses, no autocuidado, saúde e valorização da vida.

  • Por Gabriela Cadamuro / PMM

    A gestão municipal investe na promoção da saúde, bem-estar e outras ações voltadas à proteção das mulheres. Neste mês de março, a Prefeitura de Maringá organizou programação com atividades especiais voltadas para o público feminino em alusão ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

    As ações reforçam as iniciativas do município voltadas para a promoção da representatividade das mulheres maringaenses e a importância do autocuidado, da prevenção da saúde e da valorização da vida (confira abaixo a programação completa).

    O prefeito Ulisses Maia lembra que a gestão municipal investe em diversas políticas públicas para as mulheres, que são maioria nos cargos de chefia do município. “Nossas ações específicas para as mulheres ocorrem durante todo o ano. Neste mês, de forma especial, organizamos atividades para atender da melhor forma possível as mulheres de nossa cidade, priorizando a saúde e o bem-estar com foco em ações de prevenção e aconselhamento”, diz.

    A programação especial começa neste domingo, 5, às 9h, com um Aulão de Ritmos promovido pela Secretaria da Mulher (Semulher) em frente ao Parque do Ingá. Na próxima quarta, 8, Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Esporte e Lazer inicia, a partir das 19h, as inscrições para as novas turmas de Defesa Pessoal Feminina. As inscrições devem ser realizadas pela internet (acesse aqui) até 15 de março ou o preenchimento de todas as vagas.

    No total, serão ofertadas três turmas de defesa pessoal feminina com 50 vagas em cada. Haverá uma turma nas quartas-feiras, às 15h, no Ginásio do Parque do Japão, e duas turmas aos sábados: às 9h no Ginásio do Parque do Japão e outra às 10h no Estádio Willie Davids (Vila Olímpica).

    Saúde

    Para intensificar as ações de cuidado e saúde voltadas para as mulheres, serão realizados exames de mamografia com pacientes que aguardam por atendimento na rede municipal. No total, mais de 125 mulheres serão atendidas. Os exames de mama ocorrerão em parceria com o Hospital Santa Rita e também com o Serviço Social da Indústria (Sesi), que trará para Maringá, entre os dias 21 e 23 de março no Terminal Urbano, a ′Carreta da Mamografia′. Os agendamentos serão realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

    Além da mamografia, a Prefeitura vai garantir ainda mais celeridade para as consultas ginecológicas de pacientes e concentrará os atendimentos nas UBSs Iguaçu e Ney Braga. A Secretaria de Saúde realizará o pré-agendamento dos atendimentos com mulheres que aguardam os procedimentos para que compareçam nas UBSs no dia 11, em horário estabelecido.

    As 34 UBSs de Maringá e dos distritos de Floriano e Iguatemi também estarão abertas no sábado, dia 11 de março, das 9h às 17h. Nesta data, serão ofertados às mulheres serviços gratuitos como coleta de preventivo, vacinação de rotina e Covid-19, aferição de pressão e testes de glicemia, orientações sobre a prevenção do câncer de mama, instruções sobre saúde bucal e atendimento familiar.

    Futuro e renda

    A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), por meio da Agência do Trabalhador, também vai oferecer ações para ampliar, aperfeiçoar e fortalecer as políticas para as mulheres em Maringá. Para isso, serão realizadas duas ações na área de capacitação e qualificação profissional para mulheres.

    No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 9h, ocorre uma dinâmica sobre como se comportar em entrevistas de trabalho e elaborar currículos. A ação será ministrada pela educadora social Ana Carmen Dias. Além disso, das 13h30 às 16h30 será promovido um workshop, em parceria com o Senac, com dicas de automaquiagem voltadas para o trabalho. O primeiro grupo será das 13h30 às 14h30, o segundo das 14h30 às 15h30 e o terceiro das 15h30 às 16h30.

    As iniciativas vão ocorrer na Agência do Trabalhador, localizada na Avenida João Paulino Vieira Filho, 917. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (44) 3309-5008 ou (44) 3309-5009.

    As ações são organizadas pelas secretarias da Mulher (Semulher), Saúde, Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab), Esporte e Lazer (Sesp), Gestão de Pessoas (Segep), Assuntos Metropolitanos e Comunitários (Ametro) e Comunicação (Secom).

    Confira a programação completa do mês da mulher:

    • 5/3 – Aulão de ritmos: Parque do Ingá, às 9h
    • 5/3 – Apoio para a Feira de Artesanato: Parque do Japão, às 9h
    • 6/3 – Abertura do curso de Lash Lifting em parceria com o Senac: Senac, às 14h
    • 8/3 – Café especial com servidores da Prefeitura: secretarias do município, período da manhã
    • 8/3 – Dinâmica sobre comportamento durante uma entrevista de trabalho e como elaborar um currículo: Agência do Trabalhador, às 9h
    • 8/3 – Dicas de automaquiagem voltadas para o trabalho: Agência do Trabalhador, das 13h30 às 16h30
    • 8/3 – Inscrições para curso de Defesa Pessoal Feminina: Site da Prefeitura (acesse aqui), a partir das 19h
    • 9/3 – Encerramento do curso de Lash Lifting em parceria com o Senac: Senac, às 16h30
    • 10/3 – Entrega de Van ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher Maria Mariá (Crammm): Praça da Prefeitura, às 14h
    • 10/3 – Abertura do curso de Lash Lifting noturno, em parceria com o Senac: Senac, às 19h
    • 11/3 – Palestra: ′Combate e enfrentamento à violência′: UBS Quebec, às 9h
    • 11/3 – Oficina Maria do Ingá – mulheres empreendedoras: Praça Raposo Tavares, às 13h
    • 11/3 – Palestra: ′Combate e enfrentamento à violência′: UBS Zona Sul, às 14h
    • 12/3 – Aulão de jump e ritmos: Parque do Ingá, às 9h
    • 13/3 – Abertura do curso ′Corte, hidratação e escova′ noturno, em parceria com o Senac: Senac, às 19h
    • 16/3 – Inscrições para Jogos da Mulher: Site da Prefeitura (acesse aqui), às 19h
    • 21/3 a 23/3 – Carreta da Mamografia: Terminal Urbano Intermodal, das 9h às 13h e das 14h às 17h
    • 21/3 – Palestra: ′Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho′: Atak Sistemas, às 14h
    • 24/3 – Atendimento especial da Semulher, Cramm e Defensoria Pública: Secretaria da Mulher, às 12h
    • 24/3 – Encontro de mulheres na capoeira: Centro Cultural Sucena, às 19h30
    • 25/3 – Encontro de mulheres na capoeira: Centro Esportivo Miosótis, às 9h
    • 25/3 – Prefeitura nos Bairros do Mês da Mulher′: Jardim São Silvestre, às 9h

    Foto: Mileny Melo / PMM

    Comentários estão fechados.