Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde e representam, na média 30 consultas canceladas por dia. Entre as consultas canceladas, estão especialidades de alta procura, como Pediatria e Clínico Geral
Por Victor Ramalho
Mais de 700 pessoas faltaram em consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sarandi apenas no mês de fevereiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o levantamento divulgado nesta terça-feira (28), 724 pacientes que haviam marcado consultas especializadas previamente entre os dias 1º e 24 de fevereiro não compareceram na data marcada e nem apresentaram justificativas.
O município também divulgou a relação das UBSs ‘campeãs’ de cancelamento. No topo da lista, está a UBS Flores, no Jardim das Flores, com 122 consultas canceladas. Na média, são mais de 30 consultas canceladas ao dia apenas neste mês.
De acordo com o secretário de Saúde de Sarandi, Márcio Manoel, faltar em uma consulta médica sem avisar previamente é prejudicial para a cidade. Ele lembra que os médicos poderiam atender outros pacientes no mesmo horário, caso a consulta fosse remarcada, por exemplo.
“Infelizmente este é um número alto de consultas perdidas, outras pessoas deixaram de se consultar devido às faltas injustificadas de pacientes que estavam previamente agendados, trazendo perdas para toda a comunidade”, afirmou o secretário.
Entre as consultas ‘perdidas’, estão especialidades com alta procura nas unidades de Saúde, como Pediatria, Ginecologia e Clínico Geral. A orientação é para que as pessoas comuniquem com antecedência caso não puderem comparecer ao atendimento. Veja a lista de consultas ‘perdidas’ por UBS:
UBS Flores: 122 faltosos
UBS Aurora: 125 faltosos
UBS Rio de Janeiro: 144 faltosos
UBS Monte Rey: 82 faltosos
UBS Vale Azul: 70 faltosos
UBS Oriental: 60 faltosos
UBS Ouro Verde: 40 faltosos
Clínica Materno Infantil: 38 faltosos
UBS Nova Aliança: 36 faltosos
UBS Independência: 07 faltosos
Imagem Ilustrativa/Arquivo/Prefeitura de Sarandi
Comentários estão fechados.