Maringá inaugura Centro de Controle Integrado da Guarda Civil Municipal

Com investimentos de mais de R$ 5,7 milhões, o CCI contará com integração de dados com demais forças de segurança, como as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.

  • Por Gabriela Cadamuro / Foto: Ana Carolina /  PMM

    Nesta sexta-feira, 24, foi inaugurado o Centro de Controle Integrado (CCI) da Guarda Civil Municipal, um dos sistemas de segurança pública mais inteligentes do País. São cerca de 70 câmeras de monitoramento com reconhecimento facial e de placas de veículos. Com investimentos de mais de R$ 5,7 milhões, o CCI contará com integração de dados com demais forças de segurança, como as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.
     
    O CCI será integrado com os equipamentos da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), como explica o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli.

    “Vamos integrar as câmeras de monitoramento de trânsito ao software, somando mais de 140 câmeras da administração pública atreladas ao sistema. Teremos um equipamento completo e robusto para a segurança pública de Maringá e do Brasil, porque poderemos contribuir com investigações e demais ações de segurança”, reforça o secretário.

     
    A integração de dados é um dos principais pilares do Centro de Controle Integrado (CCI). Com o sistema de reconhecimento facial, é possível identificar um suspeito por meio da análise de 256 pontos na face, independente do uso de acessórios, como óculos e bonés, mudança no corte ou cor de cabelo e barba etc.
     
    Além disso, o CCI conta com um cinturão de dados com as câmeras de leitura de placas que realizam o monitoramento dos veículos em até 210 km/h.

    “Nos últimos sete dias, nós já registramos 427 mil placas de veículos que passaram em um determinado ponto da Avenida Colombo, próximo à saída para Sarandi”, conclui o secretário de Segurança, Ivan Quartaroli.

    O Centro de Controle Integrado da Guarda Civil Municipal conta com dez baias de monitoramento das câmeras. No sistema, que funciona 24 horas, também ficam concentrados os atendimentos solicitados via 153, canal de denúncias da Guarda Civil Municipal.

    Também participaram da inauguração do CCI secretários municipais, servidores da Guarda, a 1ª Comandante Mulher da Guarda Civil Municipal do Brasil, Silvia Regina de Jesus, o vice-diretor da Colônia Penal Industrial de Maringá (Cpim), Júlio Cezar Franco, o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, o delegado da Divisão de Narcóticos, Leandro Roque Munin, o delegado-chefe da Polícia Civil de Maringá, Adão Rodrigues, o secretário de Segurança Pública de Curitiba, Coronel Péricles, o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Nivaldo Reginato, o diretor do Samu, Maurício Caetano, entre outras autoridades.

    Comentários estão fechados.