Vereador propõe criação de sistema online para matrículas em CMEIs de Maringá

Um requerimento de autoria do vereador Delegado Luiz Alves (Republicanos) foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (14).

  • Por Victor Ramalho

    Um requerimento de autoria do vereador Delegado Luiz Alves (Republicanos) foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira (14). Município tem até 15 dias para responder sobre a possibilidade.

    Um requerimento aprovado na sessão da Câmara de Maringá desta terça-feira (14) questiona o município sobre a possibilidade de criação de um sistema online para a realização de matrículas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O texto é de autoria do vereador Delegado Luiz Alves (Republicanos).

    Em entrevista ao Maringá Post, o parlamentar explicou que o objetivo da proposta é facilitar a vida dos pais de alunos. Segundo ele, o atual sistema de matrículas, feito de forma presencial, dificulta a logística dos interessados.

    “O objetivo é dar transparência e também facilitar a vida do cidadão. Conforme acompanhamos hoje, os munícipes precisa ir presencialmente até a creche e, em caso de transferência, também ir pessoalmente até a outra creche. A nossa proposta é que o cidadão faça esse processo dentro de um sistema online do município, onde ele poderá acompanhar o andamento da fila de maneira unificada, em todos os CMEIs da cidade”, disse.

    Ainda segundo o vereador, o sistema online pode dar mais transparência ao processo, permitindo que toda a cidade possa acompanhar como está o andamento das filas nos CMEIs de Maringá.

    “É um processo que ajuda a dar mais transparência. Ficará mostrado ali como está o andamento das filas em todos os CMEIs. A ideia é que a fila siga uma sequência lógica. Nós sabemos que, hoje, as matrículas são de acordo com o CMEI mais próximo da casa da família. No entanto, há casos em que a mãe ou pai quer matricular a criança no CMEI mais próximo do trabalho. Isso ajudaria nesses casos”, exemplificou.

    Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), atualmente há cerca de 900 crianças na fila de espera por vagas em creches de Maringá. O município tem até 15 dias para responder ao requerimento do parlamentar.

    Foto: Vivian Silva / Arquivo

    Comentários estão fechados.