Foram aplicadas em Maringá 279.459 multas no ano de 2022, conforme apontou balanço da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Maringá. Os dados totalizam multas por excesso de velocidade e avanço de semáforo flagrados por radar eletrônico, além de multas lavradas por agentes do Estar, de Trânsito e da Polícia Militar.
Dividido pelo número de dias do ano, chega-se a uma média de 765 multas por dia no município. A maioria das multas é registrada por radares eletrônicos, sendo 75% do total das multas registradas em 2022. Atualmente em Maringá, há 50 pontos (100 faixas) com radares de velocidade e 62 pontos (147 faixas) com radares de avanço de sinal e parada.
Para o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, a fiscalização via radares fixos é um instrumento fundamental para diminuição das mortes no trânsito. O número de mortes no trânsito da cidade em 2022 em relação ao ano anterior aumentou 21%. No total, 40 pessoas morreram vítimas de acidentes nas ruas e avenidas da cidade no ano passado. Em 2021, foram 33 mortes, de acordo com a Semob. Saiba onde ficam os radares fixos neste link.
“A adoção de lombadas físicas e faixas elevadas têm restrições legais na sua utilização, restando aos órgãos de trânsito a utilização da fiscalização eletrônica. A gestão da velocidade é uma das principais ferramentas para o combate da violência no trânsito, principalmente porque há uma relação direta entre velocidade e acidentes”, argumenta o secretário municipal, que concedeu entrevista ao Maringá Post sobre as medidas municipais de combate à violência no trânsito de Maringá.
MARINGÁ POST – Quais são os pontos da cidade onde há maior necessidade de fiscalização?
GILBERTO PURPUR – Os pontos com maior necessidade de fiscalização são aqueles locais que registram maior concorrência por estacionamento e maior fluxo de veículos, como avenidas e área central.
Qual o número atual de agentes de trânsito em atividade pelas ruas de Maringá?
O quadro conta com 80 servidores.
Existe previsão de concurso público para nomeação de novos agentes de trânsito em Maringá?
Não há previsão para novas contratações neste momento.
Para 2023, quantos radares novos serão instalados em Maringá e em quais localidades?
Atualmente, temos contratadas 100 faixas para controle de velocidade e 147 faixas para avanço de sinal vermelho. Nos contratos para 2023, teremos 218 faixas para controle de velocidade. Alguns destes pontos poderão fiscalizar ainda infrações como conversões proibidas, contramão e uso indevido de faixas exclusivas (radares fixos e lombadas eletrônicas). O município vai seguir com as atuais 147 faixas para avanço de sinal vermelho.
A definição dos locais e da quantidade de faixas fiscalizadas leva em consideração a manutenção dos pontos previamente fiscalizados, trechos considerados críticos com índices de acidentes e locais onde haja vulnerabilidade dos usuários da via.
Foram consideradas também características como geometria, volume médio diário e trânsito de crianças e pessoas com mobilidade reduzida. Outro aspecto considerado se refere aos apontamentos do Plano de Mobilidade de Maringá, aprovado e publicado recentemente, para fiscalização eletrônica de velocidade.
Após a instalação dos novos equipamentos e início de funcionamento, serão publicados os levantamentos e estudos técnicos para cada local fiscalizado nos modelos exigidos pela Resolução do Contran n° 798/2020.
A fiscalização via radares fixos auxilia na redução de acidentes no trânsito?
É um instrumento fundamental para diminuição das mortes no trânsito. A adoção de lombadas físicas e faixas elevadas têm restrições legais na sua utilização, restando aos órgãos de trânsito a utilização da fiscalização eletrônica. A gestão da velocidade é uma das principais ferramentas para o combate da violência no trânsito, principalmente porque há uma relação direta entre velocidade e acidentes.
A Política Municipal de Mobilidade Urbana de Maringá, recentemente instituída, atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os objetivos, três podem ser alcançados com a diminuição de velocidade nas vias do município: Diminuir pela metade o número de mortos e feridos devido a acidentes de trânsito; assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
O Manual de Gestão da Velocidade da Organização Mundial da Saúde, publicado em 2017, aponta que cada 1 km/h de aumento da velocidade resulta em um acréscimo de 4% a 5% no total de acidentes fatais. Considerando os tempos de reação e desaceleração do veículo, um pedestre adulto tem menos de 20% de chance de morrer se for atingido por um carro que trafegava inicialmente a uma velocidade abaixo de 50 km/h, enquanto que a chance de morte chega a aproximadamente 60% se o veículo estiver trafegando em velocidade de 80 km/h.
Como exemplo da efetividade da medida de controle de velocidade por fiscalização eletrônica em termos da redução de acidentes, temos o caso da BR-376 no trecho urbano de Maringá, a Avenida Colombo, entre os km 170 e 182. No local, a fiscalização eletrônica começou em 1/12/2020. Em apenas um ano de trabalho, o número médio de acidentes no trecho caiu 49%, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal.
Quais medidas preventivas são previstas em 2023 para diminuir as mortes no trânsito de Maringá?
A Semob tem uma equipe exclusiva para ações de Educação de Trânsito com atividades diárias nas ruas, empresas e escolas. A mídia espontânea e a imprensa têm um papel importante na conscientização dos motoristas.
O município seguirá com investimentos na fiscalização de trânsito cada dia mais efetiva e presente e a contínua implementação de sinalização vertical, horizontal e semafórica com o objetivo de garantir a ordem no trânsito.
Com a Polícia Militar, a Semob tem feito até três ações de fiscalização ostensiva (blitz) por semana, recolhendo veículos irregulares e tirando de circulação condutores sem habilitação.
É importante destacar que as ações do poder público serão eficazes somente se o ator principal (condutores de veículos) cumprirem com sua parte, que é muito simples: aplicar na prática o que aprenderam no centro de formação de condutores e respeitarem as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Nenhum acidente no trânsito ocorre sem que uma das partes envolvidas tenha cometido anteriormente uma infração de trânsito.
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