Uma das iniciativas do Programa Lixo Zero da Prefeitura de Maringá, o Ecolix, contêiner para recebimento de recicláveis, promove o reaproveitamento dos materiais. Para otimizar o descarte de itens como papel, plástico, vidro e metal, a Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb) alterou a lista de locais com os equipamentos instalados. Novos pontos estratégicos, onde há maior fluxo de pessoas, ganharam as estruturas.
A Praça Napoleão Moreira da Silva e o Terminal Rodoviário de Maringá estão entre os novos locais com o Ecolix. No Terminal Urbano, o equipamento também foi alterado de local e colocado na parte interna, onde há maior circulação de pessoas. No total, são 10 contêineres pela cidade, dos quais quatro estão na Praça da Catedral.
Confira a lista atualizada dos pontos:
- Praça da Catedral
- Praça Deputado Renato Celidônio
- Terminal Rodoviário de Maringá (próximo ao ponto de ônibus da Avenida Tuiuti)
- Praça Napoleão Moreira da Silva
- Terminal Urbano de Maringá
- Praça Todos os Santos (Reviver Magó)
- Estádio Regional Willie Davids
O secretário de Limpeza Urbana, Paulo Gustavo Ribas, afirma que além de uma solução sustentável e que facilita o descarte correto de resíduos, a iniciativa promove geração de renda para os empreendimentos de catadores de materiais recicláveis contratados pelo município. Os materiais recolhidos nos contêineres são destinados para as cooperativas.
“Nosso objetivo é aproximar os pontos de descarte da comunidade. Com essa mudança, vamos atender locais com grande circulação de pessoas e espaços de convivência onde há grande geração de resíduos”, diz. Ele lembra que, além do Ecolix, o município tem um Ponto de Entrega Voluntária no Parque do Ingá para descarte correto de recicláveis.
Foto: Rafael Macri / PMM
Comentários estão fechados.