Maringá inaugura 40ª horta comunitária e beneficia 58 famílias

A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) vai inaugurar a 40ª horta comunitária na próxima segunda-feira (23), às 17h.

  • A Prefeitura de Maringá tem ações para impulsionar a agricultura familiar e ampliar as oportunidades de trabalho e renda, como acontece com as hortas comunitárias.

    A Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab) vai inaugurar a 40ª horta no dia 23 de fevereiro, às 17h. A Horta Comunitária do Jardim Andreia, na esquina da Rua Jorge Benedito Seraval com a Rua Ivio Domingos Crestani, terá 1,8 mil m² e beneficiará 58 famílias.

    O investimento é de R$ 120 mil, com recursos do município. A nova horta será formada por 58 canteiros e rede hidráulica completa, incluindo 12 caixas de água, conjunto de ferramentas, entre outros. A gestão municipal também fornece gratuitamente mudas, sementes, compostos orgânicos e assistência técnica com engenheiros agrônomos.

    “As hortas comunitárias são muito funcionais. Algumas das hortas foram feitas em terrenos desocupados, alguns até que eram usados para descartes de entulhos pela comunidade. Depois o espaço vira o sustento de muitas famílias com novas oportunidades”, ressalta o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.

    Os terrenos das hortas variam entre 700 m² e 11 mil m². As famílias produzem verduras, legumes e temperos. Os produtos costumam ter preços mais acessíveis que no comércio em geral, como o pé de alface por R$ 1,50, em média. As hortas comunitárias são abertas para o público das 7h às 11h e das 17h às 19h.

    A gestão Ulisses Maia abriu seis novas hortas, contando com a do Jardim Andréia, e reformou outras dez. Mais de 1,2 mil famílias maringaenses são beneficiadas com o projeto. Moradores interessados em participar do projeto devem procurar a horta de seu bairro e verificar a disponibilidade de vagas. Pessoas em situação de vulnerabilidade têm prioridade. Caso não haja vaga, o morador fica em uma lista de espera.

    “Oferecemos tudo pronto para as famílias trabalharem, desde o terreno preparado, até orientações de profissionais especializados. As famílias trabalham, produzem e ganham seu dinheiro com as hortas”, explica a diretora de Agricultura e Pecuária da Setrab, Sami Messias.

    Além disso, a Prefeitura de Maringá ampliará o apoio aos produtores com o ‘Empório da Agricultura Familiar’, no Jardim Ipanema, que deverá ser inaugurado no segundo semestre deste ano. O espaço será para comercialização dos produtos dos pequenos produtores e ajudará na renda dos participantes.

    Foto: Arquivo / PMM

    Atualizado às 12h54min

    Comentários estão fechados.