Lançado em novembro de 2022, o ′Procon do Povo′, novo projeto do órgão do consumidor, já registrou 224 atendimentos em seis edições. A ação acontece toda quarta-feira, entre 9h e 16h, no Terminal Urbano de Maringá, na entrada pela Avenida Tamandaré.
“É um trabalho muito importante para aproximar os serviços do Procon da população. Com esta iniciativa, as pessoas podem registrar suas reclamações ou denúncias ao passar pelo Terminal para ir trabalhar ou na volta para casa”, comenta o coordenador do órgão de defesa do consumidor, Flávio Mantovani.
O recorde de atendimentos foi registrado no dia 14 de dezembro de 2022, com 48 registros. As equipes registram as denúncias na hora. Em casos mais complexos, quando é necessária documentação e contrato, o consumidor é orientado a ir até a sede do Procon, na Avenida Horácio Raccanello Filho, ao lado do Terminal Urbano, para completar o registro. Em caso de comprovação da irregularidade, a empresa é notificada.
Os bancos lideraram as reclamações da população no ′Procon do Povo′, com 47 registros, seguidos das operadoras de telefonia, com 44 reclamações. Em relação aos bancos, as principais queixas são sobre cobrança indevida de taxas; cobrança de dívidas inexistentes; cobrança de juros abusivos; recusa em cancelar o cartão, entre outros.
Já entre as empresas de telefonias, as principais reclamações são: mudança do plano sem comunicar o cliente; aumento do valor da tarifa sem a contratação de serviços adicionais; cobrança de tarifa de uma operadora mesmo após fazer portabilidade para outra; corte dos benefícios do plano; recusa em cancelar a linha, entre outros.
“Esses dados nos ajudam a elaborar ações e vistorias, cobrando das empresas um melhor serviço e atendimento para o consumidor. O Procon de Maringá já vistoriou vários segmentos listados nas reclamações do Procon do Povo, como comércio, bancos, transportes, serviços, entre outros”, acrescenta Mantovani.
Confira as principais reclamações registradas no Procon do Povo:
• Bancos – 47
• Empresas de telefonia – 44
• Comércio/lojas – 25
• Sites de vendas – 8
• Planos de saúde – 7
• Serviço de água e esgoto – 7
• Instituições de ensino – 6
• Transportes – 6
• TV a cabo / internet – 5
• Consórcios – 4
• Condomínios – 4
Informações da Prefeitura Municipal de Maringá
Foto: Andye Lores/PMM
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