Programa Dignidade e Proteção distribui cerca de 6 mil produtos de higiene menstrual em 2022

O ‘Programa Dignidade e Proteção’ tem como objetivo combater a pobreza menstrual, com a distribuição de absorventes e coletores menstruais.

  • A gestão municipal investe em políticas públicas voltadas à proteção, saúde e o bem-estar das mulheres. Um dos focos é o combate à pobreza menstrual por meio do ‘Programa Dignidade e Proteção’, realizado pela Secretaria da Mulher (Semulher). A iniciativa garante a distribuição gratuita de absorventes e coletores menstruais.

    Em 2022, foram distribuídos 5.851 pacotes de absorventes e 76 coletores menstruais.

    A secretária da Mulher, Terezinha Pereira, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em promover a qualidade de vida das pessoas.

    O programa, que tornou-se referência, foi certificado pelo Prêmio Gestor Público do Paraná em 2022. “A pobreza menstrual existe e tem um grande impacto na vida de milhares de mulheres. Ao garantir o acesso à higiene menstrual, o município combate desigualdades e assegura direitos fundamentais como o acesso à educação, já que a evasão escolar é uma das causas da pobreza menstrual”.

    No ano passado, foram destinados 1.074 pacotes apenas para colégios estaduais da cidade. Outras instituições como o ′Projeto Recomeçar – Viúvas da Covid′, o Centro de Amparo Espiritual e Social Marabás e o Sistema de Apoio à Saúde São Rafael também receberam absorventes ou coletores menstruais.

    A população e empresas que desejarem doar absorventes e coletores podem agendar um horário pelo telefone (44) 3293-8350 ou entregar os produtos diretamente na Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres, localizada na Avenida Papa João XXIII, 497, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

    Foto: Arquivo / PMM

    Comentários estão fechados.