Em Maringá, a multa por maus tratos é de R $2 mil e em caso de morte do animal, é de R$10 mil
Realizada em todo país, a campanha nacional Dezembro Verde, pretende conscientizar tutores contra o abandono e maus tratos aos animais. A iniciativa já incentivou a adoção de 1,4 mil animais desde 2017, em Maringá.
Entretanto, o número de abandonos permanece maior, especialmente em dezembro, quando muita gente viaja, conforme o secretário de proteção e bem-estar animal de Maringá, Marco Antônio Lopes.
“Nesse mês, por mais incrível que possa parecer, muitas pessoas saem para viajar, para praia, abrem o portão e põe o bicho para fora. Tendo creche pra fazer isso, tendo outras pessoas que amam bicho e aceitariam fazer isso […] então nada justifica fazer isso (abandonar)”, afirmou o secretário.
Na instituição da veterinária Ariane Louise Rodrigues e presidente da ONG AMAAR, junto a outros voluntários, desenvolve um projeto para que os moradores da cidade recebam em casa, cães e gatos resgatados e cuidem deles até que sejam adotados, é o chamado lar temporário.
“Funciona assim, você vê qual animal que você consegue hospedar, a gente vai levar tudo que você precisa, a ração, a cama, se precisar de veterinário, a gente vai cuidar. A pessoa não precisa gastar dinheiro com nada, ela só precisa hospedar o animal mesmo, e a gente cuida de todo resto”, explicou a profissional.
Além das campanhas de conscientização para o não abandono e incentivo a adoção, a punição para evitar este tipo de violência contra os animais domésticos é aplicada.
A Lei Federal que pune os agressores ficou mais rígida e prevê prisão em caso de flagrante. Em Maringá, a multa por maus tratos é de R $2 mil e em caso de morte do animal, é de R$10 mil.
Nos últimos cinco anos foram aplicadas 248 multas no município, totalizando mais de R $1,5 milhão.
*Com informações G1/Foto: istock
Comentários estão fechados.