A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesp), realizou nesta quarta-feira, 14, o encerramento da terceira turma do Programa Mais Saúde, voltado para o atendimento de pessoas com obesidade.
No total, 14 alunos participaram da finalização do programa, realizado em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (LIIPS) da UniCesumar. A ação aconteceu no Centro Social Urbano (CSU), na Vila Morangueira.
Os alunos, que participaram das atividades por 20 semanas, chegaram a registrar redução de até 6% do percentual de gordura. “O programa relaciona esporte, diversão, alimentação e saúde. Temos uma preocupação em cuidar das pessoas, desenvolver atividades de promoção à saúde para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população”, comentou o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier.
Totalmente gratuitas, as aulas começaram em agosto, com atividades três vezes na semana. Foram realizadas aulas na piscina aquecida do CSU, recreação, orientações com nutricionista e psicólogo, entre outras atividades. Ao cumprir as metas estipuladas no programa, os participantes ganhavam pontos. Os cinco que mais se destacaram ganharam prêmios como quatro meses gratuitos em academia de musculação, acompanhamento nutricional e avaliação física.
A Prefeitura de Maringá já ofereceu 225 vagas para a comunidade em três turmas do Programa Mais Saúde, que iniciou no ano passado. Podem participar pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 38 (obesidade grau II). O IMC é calculado dividindo o peso (em quilo) pela altura ao quadrado (em metros). O planejamento é ampliar o programa em 2023, levando para outros centros esportivos. A próxima turma deverá ser aberta em fevereiro de 2023.
“É visível a melhora na qualidade de vida dos participantes. Eles ficam mais alegres, fazem amizades e levam essa qualidade de vida para seu convívio com amigos e familiares”, comenta a gerente de projetos, Viviane Aparecida Pereira dos Santos.
Entre as participantes do programa está a comerciante Sibelle Boeza, de 39 anos. Ela perdeu 6% de gordura, diminuiu suas medidas e mudou os hábitos. Além da melhoria na saúde, ainda foi premiada com quatro meses grátis de academia de musculação e acompanhamento nutricional.
Foto: Andye Iore / PMM
Comentários estão fechados.