Concurso Práticas que Transformam premia projetos inovadores na educação; rede municipal de Maringá conquista 4 prêmios

Entre as ideias vencedoras, quatro foram desenvolvidas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá.

  • Na noite desta terça-feira, 6, quatro profissionais da rede municipal foram premiados com ações de destaque no ambiente escolar no Concurso Práticas que Transformam. A iniciativa, que reuniu projetos da rede pública e privada de instituições da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), também homenageou escolas municipais pela qualidade de ensino e menor índice de evasão escolar.

     O concurso, realizado pela Secretaria de Educação com apoio da Câmara Técnica de Educação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), premiou cinco projetos nas modalidades administrativo/operacional e pedagógica. Entre as ideias vencedoras, quatro foram desenvolvidas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Maringá. Os vencedores receberam um voucher de R$ 1,5 mil e outros prêmios. A Câmara Técnica de Educação do Codem também homenageou, entre diversas instituições de ensino, as escolas municipais Pioneiro Silvino Fernandes Dias e Odilon Túlio Vargas pela maior evolução no quesito aprendizagem e menor índice de evasão, respectivamente. Além da premiação, gestores escolares, professores e servidores administrativos e operacionais participaram de uma palestra sobre o tema  ′Inovação Pedagógica – Reconstruindo o ato de ensinar′ com o professor Daltro Monteiro. 

    O vice-prefeito Edson Scabora participou da cerimônia de premiação e destacou a importância do papel do profissional da educação para o processo de ensino-aprendizagem. “Essa iniciativa valoriza quem atua no ambiente escolar, os responsáveis pelo sucesso dos nossos alunos. A escola é onde se transfere conhecimento e são esses ensinamentos e a didática dos professores que vão fazer a diferença”, disse. Para a secretária de Educação, Nayara Caruzzo, os projetos reforçam a paixão dos profissionais pela educação. Ela reforçou que esse sentimento e a motivação em ensinar e aprender são ingredientes fundamentais para a formação dos alunos. “Os professores nos inspiram e eu, inclusive, fui inspirada a seguir o caminho da docência e da educação física por uma professora que está aqui hoje”, contou. Também participaram da premiação a presidente do Codem, Jeane Nogarolli Guioti; o presidente da Câmara Técnica de Educação do Codem, Guaracy Silva; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Maringá, Isabel Cristina Domingues Soares Lopes; o vice-presidente do Conselho Regional das Apaes, Ingo Hofmann Júnior; o prefeito de Mandaguaçu, Maurício Aparecido da Silva; e o vice-prefeito de Paiçandu, Valdecir Magalhães da Silveira. Confira os premiados em cada categoria: Modalidade: Administrativa/Operacional Categoria: Uso das Tecnologias de Informação e ComunicaçãoProjeto Rede de Arquivos para facilitar o acesso de informações da unidade escolarJhonatan Pratis Graboschi – Cmei José Gerardo Braga (Maringá) Categoria: Empreendedorismo no contexto escolarProjeto DIV-Arteira com a oferta de curso de crochê aos pais de alunos para geração de rendaEdnéia Regiane Godoy de Moraes – Cmei Zilda Arns Neuman (Maringá) Modalidade: Pedagógica  Categoria: Uso das Tecnologias de Informação e ComunicaçãoProjeto Tecnologia como forma de acolhimento e processos de aprendizagem na prática coralLaiana Moraes de Azevedo – Escola Municipal Diderot Alves da Rocha Loures (Maringá) Categoria: Sustentabilidade e proteção ambientalProjeto Motirô com ações de compostagem e educação ambiental na rede municipalLeila Pessôa da Costa –  Universidade Estadual de Maringá (Maringá) Categoria: Superação das lacunas de aprendizagemProjeto Hospital das Palavras –  Aprendizado de forma lúdica sobre a escrita correta das palavrasSílvia de Melo Fonseca – Escola Municipal Manuel Dias da Silva (Maringá)

    Comentários estão fechados.