A Prefeitura de Maringá tem ações para estreitar laços com outros países. Para isso, o município trabalha para firmar acordo de irmandade com três cidades: Salto del Guairá, no Paraguai, e as cidades colombianas de Monteria e Sincelejo.
O projeto para transformar Salto del Guairá em cidade-irmã de Maringá será enviado pelo município à Câmara de Vereadores nos próximos dias. A parceria, que começou com uma reunião na Prefeitura em dezembro de 2021, com o prefeito Ulisses Maia, o prefeito paraguaio Hector Morán e secretários e diretores de ambas cidades, foi ampliada e sairá do papel.
Entre os temas comuns já tratados estão economia, turismo, cultura, gestão, agricultura, entre outros. “O melhor caminho para a gestão é a união e a integração porque, mesmo em países diferentes, temos muitas demandas da população em comum”, destacou o prefeito Ulisses Maia.
Já sobre Monteria e Sincelejo, o projeto está em andamento para consolidar como as próximas cidades-irmãs. Até isso acontecer, as secretarias municipais reforçam os laços nos bastidores. Como aconteceu na semana passada, numa reunião online entre 12 pessoas, incluindo representantes colombianos, Prefeitura de Maringá, Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foram abordados assuntos como negócios, turismo, educação, cultura, tecnologia, serviços públicos e comunitários, associativismo, entre outro.
“As duas cidades na Colômbia têm grande desenvolvimento econômico, numa região portuária e que já têm empresas de Maringá atuando, além de ser uma conexão com o Caribe e os Estados Unidos. Vamos ampliar as possibilidades de negócio para os dois lados”, reforça o secretário de Aceleração Econômica e Turismo de Maringá (Saet), Marcos Cordiolli.
No ano passado, 113 empresas maringaenses exportaram um volume de R$ 2,3 bilhões. As cidades colombianas podem ser novos focos desses negócios.
Cidades-irmãs
Maringá já é cidade-irmã de Kakogawa (no Japão, desde 1973), Leiria (Portugal, 1982), San Martin (Argentina, 1993), Caserta (Itália, 2000), Pombal (na Paraíba, 2001) e Yongzhou (China, 2022). Todas com aspecto histórico, cultural e econômico. Também há parceria com Dongguan (China) e diálogos com outras cidades da Europa, Ásia, Rússia e Américas. O objetivo da Saet é chegar a dez cidades-irmãs até o final de 2023, o que proporcionará novos negócios para Maringá.
Foto: Rafael Silva
Comentários estão fechados.