Maringá promove capacitação para profissionais da rede de atendimento à pessoa idosa

O objetivo é promover atualização de conhecimentos para os profissionais e garantir um atendimento humanizado e de qualidade à terceira idade.

  • A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), em parceria com o Instituto AOCP, realiza neste mês capacitação para profissionais da rede de atendimento à pessoa idosa. O objetivo é promover atualização de conhecimentos para os profissionais e garantir um atendimento humanizado e de qualidade à terceira idade.

    Participam da capacitação 65 profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro Dia, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospitais Universitário e Municipal, entre outras instituições.

    “A formação visa aprofundar e discutir os conceitos fundamentais para garantir os direitos da pessoa idosa. Com isso, garantimos um trabalho social de qualidade e fortalecemos o debate no âmbito do Sistema Único de Assistência Social”, destaca a secretária de Assistência Social, Sandra Jacovós.

    Entre os temas que serão abordados na capacitação estão: oficinas de nivelamento de conceituação sobre velhice, políticas de atendimento à pessoa idosa, os direitos da população idosa e a relação com a prestação de serviços socioassistencial, entre outros.

    As atividades serão ministradas pela assistente social Mabel Mascarenhas Torres, docente na Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutora em Serviço Social e pesquisadora na área de envelhecimento humano e trabalho profissional. A formação acontece no Auditório Hélio Moreira.

    Confira a programação completa:

    03/11 – das 13h às 17h: Oficina de nivelamento de conceituação sobre velhice, processos de envelhecimento, cuidado, direitos humanos e sociais, proteção social, autonomia e dependência e o idoso como consumidor

    04/11 – das 8h às 12h: A política de atendimento direcionada à pessoa idosa.

    1. As expressões do cuidado direcionado à população idosa: o conflito entre autonomia e dependência;
    2. A relação cuidado e cuidador;
    3. Transversalidade;
    4. Intersetorialidade;
    5. Ações intergeracionais;
    6. Requisições e demandas;
    7. Controle social.

    16/11 – 13h às 17h: A política de atendimento direcionada à pessoa idosa.

    1. A regulação de atendimento direcionado à pessoa idosa: legislações e normativas;
    2. A prestação de serviços socioassistenciais: o que está estabelecido na legislação e na tipificação;
    3. Os direitos da população idosa e a relação com a prestação de serviços socioassistencial

    17/11 – 8h às 12h: A política de atendimento direcionada à pessoa idosa.

    1. Os serviços ofertados na Proteção Social Básica (PSB);
    2. Os serviços ofertados na Proteção Social Especial (PSE);
    3. O trabalho social no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), com as famílias e pessoas idosas (garantia de direitos e o fortalecimento de vínculos);
    4. Execução do Serviço de Proteção à pessoa idosa no domicílio.

    Foto: Mileny Melo / PMM

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