Em Maringá, mais conhecida como a “Cidade Árvore do Mundo”, os estudantes aprendem sobre natureza com a observação científica e visitas didáticas em áreas verdes do município.
A partir de análises de plantas nativas e outras espécies, os alunos confeccionaram inventários florísticos. Neste mês, em comemoração ao “Dia da Árvore”, celebrado nesta quarta-feira, 21, as produções ganharam exposição no Paço Municipal.
Os inventários, produzidos por alunos dos 2º anos do ensino fundamental, são resultado da observação de amostras de plantas, além de produções artísticas e fotográficas dos alunos, unindo informação científica sobre áreas verdes e criatividade. Cada material reúne dados catalogados pelos alunos durante visitas didáticas em áreas verdes na escola e bairros e também no Parque do Ingá.
“Os materiais mostram a grandeza do meio ambiente de Maringá, conhecida como ′Cidade Verde′. Com as pesquisas, nossos alunos aprendem sobre sustentabilidade, a função das plantas em processos importantes para a natureza e também sobre características do ambiente em que moram”, destaca a secretária de Educação, Tania Periotto.
Os trabalhos fazem parte do projeto ′Pacto da Educação Para o Clima′, do movimento ′Escolas pelo Clima′. Maringá é a maior signatária do movimento, que reúne instituições de todo o Brasil comprometidas com o clima.
No total, estão expostos mais de 30 inventários florísticos, produzidos de forma interdisciplinar entre os componentes curriculares de arte e ciências. A exposição segue até sexta-feira, 23.
Serviço:
O que: Exposição ′Inventários Florísticos′
Onde: Paço Municipal
Quando: Até 23 de setembro
Fotos: Rafael Macri / PMM
Comentários estão fechados.