A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, prorrogou a campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação até o dia 30 de setembro, seguindo instruções do Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e a adesão da população à vacinação.
“A poliomielite é uma doença que, apesar de estar erradicada no Brasil, continua sendo endêmica em outros países, como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, ou seja, ainda existe risco de contágio. A pólio é uma doença perigosa que pode provocar, principalmente, a paralisia infantil. Precisamos cuidar das nossas crianças”, reforça o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
No Paraná, apenas 31% do público-alvo da campanha (ou seja, crianças menores de cinco anos de idade) tomou a vacina contra a poliomielite. A meta é imunizar, pelo menos, 95% desse público.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira, 8, a vacinação contra poliomielite nos Centros Municipais de Ensino Infantil (Cmeis) da cidade, para alcançar o maior número de crianças. No dia 17 setembro, junto às ações do Setembro Amarelo na Praça da Catedral, também haverá vacinação contra poliomielite a partir das 9h. E no dia 24 de setembro, um sábado, haverá mutirão de vacinação na UBS Pinheiros, das 8h às 13h.
Campanhas
Conforme o calendário do Ministério da Saúde, a vacinação contra poliomielite tem como público-alvo crianças menores de cinco anos. Em Maringá, são cerca de 22 mil crianças nesta faixa etária. Já a campanha de multivacinação visa atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade
É necessário apresentar carteirinha de vacinação e CPF, além de documento com foto.
Foto: Rafael Macri / PMM
Comentários estão fechados.