A gestão municipal proporciona experiências diversificadas para os alunos da rede municipal de ensino. Uma das atividades que contribui para a concentração e o aprendizado em sala de aula é o xadrez, ofertado pela Secretaria de Educação (Seduc) para mais de 370 estudantes matriculados na Ampliação de Jornada Escolar (ensino integral). Nesta semana, os alunos participam de um campeonato interescolar e se divertem ao exercitarem o raciocínio lógico.
A segunda edição do campeonato reúne alunos do 3º, 4º e 5º ano das escolas municipais José Darcy, Oscar Pereira e Odilon Túlio Vargas, além da Escola Municipal Antenor Sanches, que é sede das competições. Os jogos começaram na segunda-feira, 22, com os alunos do 3º ano, e seguem nesta quarta-feira, 24, para o 4º ano, e na sexta, 26, para o 5º ano, a partir das 14h.
O campeonato reúne os 10 classificados de cada ano escolar das quatro unidades que ofertam a oficina de xadrez. Na competição, os cinco primeiros de cada ano serão premiados com medalhas e se classificam para representar a rede municipal no Circuito Sesc Paranaense de Xadrez.
Com a atividade, os alunos também desenvolvem a criatividade e refletem sobre sustentabilidade. Todos os participantes receberão medalhas produzidas pelos próprios alunos a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis. O objetivo é que os estudantes realizem a troca das medalhas entre as escolas, para que cada participante receba uma lembrança de outra unidade de ensino.
A secretária de Educação, Tania Periotto, destaca que a atividade, além de contribuir com o desenvolvimento escolar e aumentar a concentração, também promove a integração entre os alunos. “O xadrez é um dos diferenciais da rede municipal de ensino ofertados para os nossos alunos. O jogo auxilia no processo de aprendizagem, ajuda na tomada de decisões e também se torna uma ferramenta de diversão”, afirma.
Nas escolas, as oficinas são ministradas com tabuleiros tradicionais, mas os alunos também assumem o lugar das peças no xadrez humano e praticam o jogo em tabuleiros gigantes. Cada aluno veste uma camiseta, que representa uma peça diferente dentro do jogo, e desenvolve habilidades de movimento da peça com o próprio corpo, o que facilita o aprendizado.
Foto: Divulgação / PMM
Comentários estão fechados.