Com o objetivo de celebrar os 50 anos da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura a exposição fotográfica “O Tempo e o Templo”, no shopping Maringá Park. As imagens, que estão no quarto piso, ficarão expostas no local até o dia 7 de setembro.
O secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião, explica a importância da Catedral como representação histórica da cidade. “São 50 anos desde a inauguração da igreja. Não tem como pensar na trajetória de Maringá sem entender a importância da Catedral, tanto como símbolo artístico, arquitetônico e histórico, quanto pela representatividade religiosa. Relembrar os pontos históricos dessa inauguração faz parte dos nossos atributos”, destaca.
Na exposição, a população encontrará trabalhos de diversos fotógrafos, como do saudoso Kenji Ueta, que registrou a igreja desde sua construção. Já Paulo Ricardo traz imagens da Catedral entre as décadas de 1980 e 1990. Há, ainda, imagens do fotógrafo da Arquidiocese de Maringá, Mario Azanha, que mostra os detalhes recentes do monumento, entre outros.
A igreja
A Catedral de Maringá foi inaugurada no dia 10 de maio de 1972, sendo o décimo monumento religioso mais alto do mundo, com 124 metros de altura. Seu formato lembra um foguete e foi idealizado pelo Arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho. A obra foi projetada pelo arquiteto paulistano José Augusto Bellucci.
Foto: Otto Scheller
Comentários estão fechados.