Com ′Mamaço′, Maringá encerra ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A ação, organizada pelo Maternati e Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU), encerrou as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

  • Foto: PMM

    Para reforçar a importância do aleitamento materno e a amamentação como um direito da mulher, independentemente do local em que esteja, diversas famílias se reuniram no sábado, 6, na Praça da Catedral, para participarem do ′Mamaço′. A ação, organizada pelo Maternati e Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU), encerrou as atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

    Durante o ′Mamaço′, mais de 20 mães se reuniram com os filhos, no gramado da Praça da Catedral, para amamentar enquanto compartilham experiências. A ação integra as diversas atividades no mês de agosto, conhecido como ′Agosto Dourado′, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

    “Nesta semana, realizamos capacitações para os nossos servidores e também profissionais da rede privada, orientando sobre o aleitamento materno e o atendimento ambulatorial às gestantes e lactantes. Afinal, profissionais capacitados são fundamentais para a promoção da saúde infantil”, destacou o secretário de Saúde, Clóvis Augusto Melo.

     

    Para Bárbara Garcia, mãe de dois filhos e participante do Maternati, o ′Mamaço′ proporciona visibilidade para o aleitamento materno e fortalece a relação entre mãe e filho. Além disso, é uma demonstração de carinho e amor. “Estamos aqui hoje, em praça pública, para mostrar que as mulheres não estão sozinhas e não precisam ter vergonha de amamentar. Além dos benefícios aos nossos filhos e um direito das mulheres, a amamentação é aconchego, carinho e colo.”

    Danielly Ernega, de 37 anos, é mãe da Helena, que vai completar dois meses de vida. Para ela, esse momento de união com outras mães é muito importante. “Muitas vezes fico constrangida de amamentar em público, algumas pessoas não olham com bons olhos. Por isso, é importante estarmos todas juntas reforçando esse vínculo tão importante com nossos filhos”, disse.

    A enfermeira do Banco de Leite Humano do HU, Lívia Bortolato Bassan, explica que não existe uma idade específica para que a mãe deixe de amamentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno até os 2 anos ou mais e exclusivo até os primeiros seis meses de vida. “Hoje tivemos aqui bebês de poucos meses de vida até crianças de 5 anos, reforçando a importância da amamentação para a saúde das nossas crianças”, afirmou.

    Comentários estão fechados.