Procon de Maringá notifica farmácias por irregularidades na precificação

Nove farmácias foram notificadas para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não houve aplicação de multas.

  • Nove farmácias foram notificadas para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não houve aplicação de multas.
    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio do Procon, iniciou nesta quinta-feira, 14, uma operação de fiscalização nas farmácias da cidade. O objetivo é verificar denúncias de consumidores em relação à precificação dos produtos e promoções irregulares.

    A equipe visitará todas as redes de farmácias que operam em Maringá, no centro e nos bairros. Nesta quinta-feira, 14, nove farmácias foram notificadas para se adequarem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Não houve aplicação de multas.

    “Encontramos situações em que os consumidores não conseguem entender a exposição dos preços, principalmente quanto às promoções e descontos. É direito do consumidor receber informações claras e precisas antes de realizar suas compras”, explica a coordenadora do Procon, Patrícia Parra.

    Procon
    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    Durante a vistoria, o Procon identificou etiquetas com até quatro preços diferentes para um mesmo produto: o valor à vista, parcelado, para compras online e para os clientes que têm cartão fidelidade. “O consumidor fica confuso e não percebe qual é o preço à vista, sendo surpreendido ao chegar no caixa. Queremos acabar com essas ′pegadinhas′ para enganar o consumidor”, acrescenta.

    Também foram verificadas situações como o estabelecimento anunciar o preço do produto unitário e em pack, no entanto, não disponibiliza o produto unitário e o cliente é induzido a comprar mais unidades.

    Outro problema encontrado foi a diferença no tamanho da fonte nas etiquetas dos preços das mercadorias. “O preço à vista é colocado em letras e números maiores e o preço a prazo em tamanho menor”, explica Patrícia Parra. O Procon orientou os gerentes e proprietários das farmácias a manter um padrão no tamanho das fontes nos materiais de divulgação.

    Fale com o Procon:

    • Denúncia: (44) 98402-0433
    • Atendimento: 151
    • E-mail: [email protected]

    Comentários estão fechados.