Maringá realiza ação para prevenção de acidentes de trânsito com idosos

Semob orienta idosos sobre cuidados no trânsito, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes para esta faixa etária.

  • Semob orienta idosos sobre cuidados no trânsito, com o objetivo de reduzir riscos de acidentes para esta faixa etária.
    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), promoveu nesta quarta-feira, 6, uma ação de conscientização para o trânsito seguro com foco nos idosos. A atividade, que faz parte do projeto “A pessoa idosa e o trânsito”, foi realizada no Parque do Ingá e contou com exercícios físicos e roda de conversa.

    O projeto é realizado nas academias ao ar livre instaladas nas praças, parques e espaços públicos, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer. Cerca de 30 ações estão previstas até o fim do ano.

    “Passamos orientações sobre as condutas corretas no trânsito, principalmente em situações em que os idosos andam pela cidade, como pedestres, pois nessa situação eles são os mais frágeis”, explica o gerente de Educação no Trânsito da Semob, Rafael Martins.

    Com as orientações, a Semob visa reduzir o risco de acidentes de trânsito nesta faixa etária. Das 30 mortes no trânsito registradas na cidade em 2022, seis foram vítimas de atropelamento, sendo que quatro tinham mais de 60 anos de idade.

    Nesta semana, também foram realizadas atividades educativas para prevenção de acidentes de trânsito nas escolas municipais José Marchesini, Dr. Ulysses Guimarães e Escola Aguimar dos Santos. Outra ação está prevista para esta quarta-feira, 7, na academia do Jardim Aeroporto.

    PLANO

    No próximo sábado, entre 8h e 12h, a Semob realizará a primeira Conferência Municipal de Mobilidade, no Auditório Hélio Moreira. No evento será apresentado o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que visa melhorar a vida da população com a readequação da paisagem urbana, reduzindo o tráfego de automóveis, desenvolvendo o transporte público, estimulando a locomoção a pé ou com bicicleta, entre outras iniciativas.

    Comentários estão fechados.