Maringá capacita profissionais da saúde para detecção da varíola dos macacos

profissionais da saúde

Mesmo sem casos suspeitos de varíola dos macacos em Maringá, profissionais de saúde serão treinados para detectar e diagnosticar a doença.
Foto: Aldemir de Moraes / PMM

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, vai capacitar os profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox), mesmo sem casos suspeitos na cidade. O treinamento será ministrado pela médica infectologista Ana Cristina Medeiros Gurgel, com foco na preparação e resposta a uma possível emergência sanitária.

A capacitação terá duas turmas, na próxima segunda, 4, e na quarta-feira, 6, e será realizada no Auditório Hélio Moreira, às 19h30. Podem participar médicos e enfermeiros da rede pública e privada.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Vigilância Epidemiológica no telefone: (44) 3218-3169.

PARANÁ

O Paraná monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – em Curitiba, Cascavel e Londrina.

Trata-se de uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias e contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Clique aqui para saber mais sobre a doença.