Maringá capacita profissionais da saúde para detecção da varíola dos macacos

Mesmo sem casos suspeitos de varíola dos macacos em Maringá, profissionais de saúde serão treinados para detectar e diagnosticar a doença.

  • Mesmo sem casos suspeitos de varíola dos macacos em Maringá, profissionais de saúde serão treinados para detectar e diagnosticar a doença.
    Foto: Aldemir de Moraes / PMM

    A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, vai capacitar os profissionais da saúde para a detecção e diagnóstico precoce da varíola dos macacos (monkeypox), mesmo sem casos suspeitos na cidade. O treinamento será ministrado pela médica infectologista Ana Cristina Medeiros Gurgel, com foco na preparação e resposta a uma possível emergência sanitária.

    A capacitação terá duas turmas, na próxima segunda, 4, e na quarta-feira, 6, e será realizada no Auditório Hélio Moreira, às 19h30. Podem participar médicos e enfermeiros da rede pública e privada.

    A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas por e-mail: [email protected]. Mais informações podem ser obtidas com a equipe da Vigilância Epidemiológica no telefone: (44) 3218-3169.

    PARANÁ

    O Paraná monitora três casos suspeitos de varíola dos macacos, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) – em Curitiba, Cascavel e Londrina.

    Trata-se de uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de gotículas respiratórias e contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. Clique aqui para saber mais sobre a doença.

    Comentários estão fechados.