Cazavechia mostra, em exposição, a ausência do ambiente escolar na pandemia

A exposição fotográfica “Ausências: um retrato da escola pública maringaense no período da pandemia” está aberta à visitação pública no hall da Biblioteca Central dos Estudantes (BCE), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e poderá ser vista até agosto. Reúne acervo fotográfico de William Cazavechia, em um projeto cultural produzido com verba de incentivo à cultura, ganhador do Prêmio Aniceto Matti, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semuc).

O acervo fotográfico foi construído a partir da captação feita em doze escolas municipais de Maringá. A narrativa da exposição se presta a evidenciar as ausências envolvendo a Escola no período da pandemia, com o objetivo de destacar a relevância social da escola pública, de qualidade, gratuita, laica e inclusiva.

O roteiro para a captação foi organizado em seis categorias de espaços, representados, na exposição, em forma de paineis. Em cada um dos seis paineis, estão expostas uma foto de um dos ambientes de cada escola, totalizando a curadoria de 12 fotos por painel e 72 no total.

Além de promover a reflexão crítica, também presta homenagem à comunidade escolar pelo imprescindível trabalho desenvolvido em prol da saúde, da educação e da garantia do direito à vida e ao futuro. A mostra de fotografias ainda promove a participação direta na formação da consciência social sobre a necessidade da infância e a garantia dos direitos da criança e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A exposição é um elogio à escola pública e expõe o olhar às ausências que a sociedade sentiu refletidas sobre si mesma quando privada do espaço e do ambiente escolar no período da pandemia.

Serviço

Exposição: “Ausências: um retrato da escola pública maringaense no período da pandemia”.

Horário: 8h às 18h30 de segunda à sexta-feira e das 8h às 13h30 aos sábados (durante recesso acadêmico); e das 8 às 22 h de segunda à sexta-feira e das 8h às 13h30 aos sábados (após 18 de julho, com o retorno às aulas).

Local: hall da BCE, câmpus sede da UEM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.