UEM apresenta relatório sobre manejo das águas pluviais do Parque do Ingá

UEM apresentará relatório sobre o manejo das águas pluviais do parque do Ingá nesta terça-feira (7) às 14h no Auditório Hélio Moreira.

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio de pesquisadores do Departamento de Engenharia Civil, participará, amanhã (7), de uma reunião técnica sobre o Manejo de Águas Pluviais do Parque do Ingá. A reunião será às 14h no Auditório Hélio Moreira, anexo ao prédio da Prefeitura Municipal (PMM). A atividade faz parte da Semana do Meio Ambiente.

    Os professores envolvidos com o projeto de prestação de serviço intitulado “Manejo das Águas Pluviais na área do entorno e dentro do Parque do Ingá”, apresentarão um relatório da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), vinculada à UEM, que foi contratada para identificar quais medidas estruturais podem ser adicionadas aos sistema de drenagem atual no entorno do Parque do Ingá para promover infiltração da água da chuva e o seu retorno hídrico no Lago do Ingá.

    De acordo com a coordenadora geral do projeto Cristhiane M. P. Okawa, que também é professora da UEM, um dos objetivos é modelar a rede de drenagem atual para identificar sobrecarga no sistema. Além disso, os pesquisadores pretendem definir quais medidas estruturais podem ser adicionadas aos sistemas de drenagem atual para promover infiltração da água da chuva, favorecendo o retorno do equilíbrio hídrico no lago do parque, usando, preferencialmente, soluções baseadas na natureza.

    “Pretendemos ainda coletar e analisar amostras da água da chuva para identificar a qualidade da água, modelar e calcular um canal de desvio da água da chuva para abastecimento e recarga do lago, proveniente de um dos canais de drenagem (ou de ambos) que hoje circundam o lago; capacitar técnicos da Prefeitura Municipal de Maringá, por meio de treinamento nos modelos utilizados, para serem aplicados no exercício diário de suas funções”, citou.

     

     

    Comentários estão fechados.