Semana do Meio Ambiente: Prefeitura discute preservação e lança novas ações

O município intensifica o debate sobre a preservação das áreas verdes da cidade e lança novos projetos e ações práticas para envolvimento de toda a comunidade.

  • Em junho, na Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM), o município intensifica o debate sobre a preservação das áreas verdes da cidade e lança novos projetos e ações práticas para envolvimento de toda a comunidade.

    A abertura da Semana do Meio Ambiente, de 2 a 7 de junho, será na quinta-feira,  2, com o 2º Encontro Regional de Conselhos de Meio Ambiente. O Instituto Ambiental de Maringá (IAM), em parceria com a Secretaria de Assuntos Metropolitanos, Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e a Amusep, reúne secretários e prefeitos da região para discutir práticas sustentáveis nos municípios.

    “Essa será uma semana para traçarmos metas e buscarmos soluções para a preservação do meio ambiente. No entanto, para além disso, vamos lançar novas iniciativas para reforçar as práticas sustentáveis adotadas pela gestão municipal”, diz a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Kerkhoff.

     

    Durante a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Maringá vai lançar, por meio da Secretaria de Limpeza Urbana, o Programa Lixo Zero. O objetivo é aumentar o número de materiais recicláveis e melhorar o reaproveitamento dos resíduos na cidade. Serão cinco grandes ações para incentivar, orientar e otimizar o descarte correto dos resíduos.

    O município também vai formalizar a participação no Projeto Poliniza Paraná. A iniciativa, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, prevê a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão no Parque do Ingá. A ação é fundamental, já que a fauna e flora dependem dos serviços de polinização para produção de frutos e sementes.
     

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, a população também já poderá utilizar o novo Parque Linear Samambaia. Na véspera da data, em 4 de junho, a Prefeitura de Maringá realizará a inauguração do novo espaço. O local é importante para a conservação da biodiversidade e mais uma opção de lazer para a comunidade do bairro.

    Na Semana do Meio Ambiente, o Parque do Ingá, tradicional cartão-postal da cidade, também estará presente nas discussões. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza uma apresentação pública com resultados preliminares para a solução do problema hídrico no Parque. 

     Clique aqui e confira a programação da Semana do Meio Ambiente

    Comentários estão fechados.