Parque do Ingá recebe limpeza e manutenção da prefeitura

Todas as atividades do Plano de Manejo têm apoio dos biólogos do Instituto Ambiental, que vão acompanhar toda a operação. 

  • Um dos cartões postais da cidade, o Parque do Ingá, recebe ações periódicas de manutenção. 

    Essas atividades são realizadas pela Prefeitura de Maringá e fazem parte de uma série de ações adotadas para execução do Plano de Manejo. 

    Como parte dessas atividades, nesta quinta-feira (05), o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), com apoio da Secretaria de Limpeza Urbana, iniciou uma operação de limpeza com a remoção de galhos e espécies exóticas.  

    Todas as atividades têm respaldo técnico e parecer favorável dos biólogos do Instituto Ambiental, que vão acompanhar toda a operação. 

    A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, afirma que o objetivo da manutenção é melhorar a biodiversidade do local e contribuir com a regeneração das espécies. 

    “Buscamos sempre a melhoria da unidade de conservação e garantir a segurança e bem-estar dos visitantes, proporcionando espaços mais agradáveis”, diz Juliane.

    Os serviços continuaram nesta sexta-feira (06). Durante a limpeza, o Parque do Ingá continua aberto para o público. A orientação é que os visitantes se atentem para os locais que estão recebendo a manutenção.  

    Além da manutenção periódica, o IAM segue com atividades em andamento para execução do Plano de Manejo. O documento, aprovado em 2021, estabelece as ações ambientais que devem ser executadas no parque.

    Uma das iniciativas em andamento é a parceria do município com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fadec) para apresentar soluções para o problema hídrico.   

    A parceria, firmada no ano passado, busca encontrar um modelo para o sistema de drenagem e soluções para o manejo das águas pluviais no entorno e dentro do parque.

    Os resultados preliminares do estudo serão apresentados para a comunidade em primeiro de junho, às 9h, no Auditório Hélio Moreira, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente. 

    Além dessas ações, outras iniciativas foram adotadas para o cumprimento do plano de manejo:

    – Atividades de Educação Ambiental 

    – Projetos de pesquisa com instituições de ensino superior 

    – Capacitação com servidores do Parque  

     

    Comentários estão fechados.