Um dos cartões postais da cidade, o Parque do Ingá, recebe ações periódicas de manutenção.
Essas atividades são realizadas pela Prefeitura de Maringá e fazem parte de uma série de ações adotadas para execução do Plano de Manejo.
Como parte dessas atividades, nesta quinta-feira (05), o Instituto Ambiental de Maringá (IAM), com apoio da Secretaria de Limpeza Urbana, iniciou uma operação de limpeza com a remoção de galhos e espécies exóticas.
Todas as atividades têm respaldo técnico e parecer favorável dos biólogos do Instituto Ambiental, que vão acompanhar toda a operação.
A diretora-presidente do IAM, Juliane Kerkhoff, afirma que o objetivo da manutenção é melhorar a biodiversidade do local e contribuir com a regeneração das espécies.
“Buscamos sempre a melhoria da unidade de conservação e garantir a segurança e bem-estar dos visitantes, proporcionando espaços mais agradáveis”, diz Juliane.
Os serviços continuaram nesta sexta-feira (06). Durante a limpeza, o Parque do Ingá continua aberto para o público. A orientação é que os visitantes se atentem para os locais que estão recebendo a manutenção.
Além da manutenção periódica, o IAM segue com atividades em andamento para execução do Plano de Manejo. O documento, aprovado em 2021, estabelece as ações ambientais que devem ser executadas no parque.
Uma das iniciativas em andamento é a parceria do município com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fadec) para apresentar soluções para o problema hídrico.
A parceria, firmada no ano passado, busca encontrar um modelo para o sistema de drenagem e soluções para o manejo das águas pluviais no entorno e dentro do parque.
Os resultados preliminares do estudo serão apresentados para a comunidade em primeiro de junho, às 9h, no Auditório Hélio Moreira, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente.
Além dessas ações, outras iniciativas foram adotadas para o cumprimento do plano de manejo:
– Atividades de Educação Ambiental
– Projetos de pesquisa com instituições de ensino superior
– Capacitação com servidores do Parque
Comentários estão fechados.