Índice alto de infestação de dengue coloca Maringá em alerta

Com 4,8%, Maringá está com risco alto de infestação de dengue. É o que mostra o segundo Índice de Infestação do Aedes Aegypti de Maringá (LIRA) de 2022. O levantamento divulgado nesta quarta, 4, foi feito por equipes da Prefeitura de Maringá entre os dias 4 a 8 de abril.

De acordo com o percentual do índice por Unidade Básica de Saúde (UBS), a região do Guaiapó-Requião apresentou maior índice de infestação (12,3%), seguido pelo Piatã (12%), Zona 7 (8,6%), Morangueira (8,4%), Olímpico (7,7%), Vila Vardelina (7,4%) e Mandacaru (7,5%). O levantamento aponta que 45,3% dos criadouros de dengue foram encontrados em recipientes plásticos, garrafas e latas.

Desde o início do calendário epidemiológico, em agosto de 2021, foram notificados 510 casos de dengue em Maringá e nenhum óbito (duas mortes estão em investigação).

A prefeitura intensifica as ações de combate à dengue, como as visitas dos agentes da saúde de casa em casa, os mutirões de limpeza e o fumacê para extermínio do mosquito transmissor. O apoio do cidadão é fundamental. Cuidar dos quintais, vasos sanitários, evitar acumulo de lixo e demais itens que possam abrigar o mosquito, são algumas medidas importantes para frear o avanço dos casos. As denúncias também são fundamentais.

Lira
O levantamento permite o monitoramento da dengue em todos os bairros do município. Os números são fundamentais para organizar estratégias de prevenção e combate. “O índice predial, feito em cada Unidade de Saúde, é relacionado ao número de larvas encontrado nas vistorias.”, explica o gerente de Zoonoses Eduardo Alcântara.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira, 4, no Auditório Hélio Moreira. O comitê é formado por representantes de instituições públicas e privadas de diversos segmentos de Maringá.

Denúncias
Situações de lixo podem ser denunciadas pela Ouvidoria Municipal por meio do aplicativo Ouvidoria 156 Maringá, pelo telefone 156 e ainda pelo site da prefeitura. O denunciante tem a garantia do sigilo, basta indicar essa opção. O aplicativo está disponível para Android ou iOS.

 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.