Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) aponta expectativa de aumento de 19% nas vendas neste período que antecede o Dia das Mães, segunda data comercial mais importante para o varejo. Realizado pela Datacenso, o levantamento envolveu 500 empresários de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão entre os dias 25 e 27 de abril. A margem de erro é de 4%. Segundo o estudo, em Maringá 72% dos lojistas esperam vender mais do que no ano passado, enquanto 6% acreditam que venderão menos, 15% esperam igual volume e 6% não sabem.
Sobre a economia nacional para os próximos meses, 29% dos entrevistados paranaenses mostraram-se preocupados, 36% esperançosos e 30% aguardam a evolução do cenário econômico. Em Maringá esses índices foram, respectivamente, 23%, 26% e 43%. Em relação ao negócio, 62% dos empresários maringaenses pretendem investir na empresa nos próximos meses, o segundo maior índice, atrás apenas de Guarapuava, com 65%.
O Índice de Confiança do Comerciante (ICC), que avalia o entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 148 pontos, numa escala de 0 a 200, o que demonstra que os lojistas estão mais confiantes na melhoria das vendas. A pesquisa completa pode ser acessada em https://mvl-aces.nyc3.digitaloceanspaces.com/upload/downloads/3173.pdf
Comentários estão fechados.