UEM realiza palestra sobre inclusão LGBTQIA+ para o Dia da Diversidade

Foto de Marta Branco no Pexels

Nesta quinta-feira (14), acontece mais uma edição do Dia da Diversidade, palestra orgaizada pelo projeto de extensão Enactus UEM. O evento será às 19h30, via Google Meet.

Os palestrantes convidados são a professora Eliane Maio, coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Diversidade Sexual (Nudisex), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e o coordenador municipal da União Nacional LGBTI+, Hebert Villela.

O tema dessa edição é o movimento LGBTQIA+ na universidade. A história do movimento político e social de inclusão de pessoas de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero, a representatividade nas organizações e lugares de liderança, e a desmistificação de termos e estereótipos serão temas abordados no evento.

As inscrições devem ser feitas através de um formulário online, e podem ser reallizadas até o dia 14. Clique AQUI para se inscrever. O link do google meet para as apresentações será disponibilizado no e-mail cadastrado na inscrição.

A professora Eliane Maio explica que discutir temas como diversidade, inclusão, racismo e preconceito, nas universidades, no ciclo famíliar e no meio de trabalho, é muito importante para fazer com que as pessoas abram seus olhos e reflitam sobre suas atitudes, sobre igualdade e equidade dentro da sociedade.

Maio exemplifica contando sobre um campeonato mundial de ciclismo que participou recentemente. Entre mais de 100 participantes classificados, não havia uma pessoa negra ou travesti. Essa situação mostra a escassez de inclusão e diversidade que a sociedade enfrenta ainda nos dias de hoje.

A professora Eliane afirma que, quando questionada por outras pessoas que fazem “piadas” preconceituosas e pejorativas, ela responde que piada e brincadeira é quando ambos os lados ficam felizes. “Eu adoro ensinar porque sou professora, mas adoro incomodar porque sou cientista, e ser cientista é tirar as pessoas do lugar comum. Adoro gente que gosta de gente”, finaliza.

Dúvidas sobre o evento podem ser tiradas por meio do telefone (44) 9 9890-7416.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.