Consumidores endividados ganham ajuda de núcleo especializado do Procon

O projeto, que foi criado pelo Procon, visa auxiliar os consumidores que estão com dificuldade em cumprir seus compromissos financeiros.

  • Segundo o Mapa da Inadimplencia do Serasa do mês de fevereiro de 2022, as princípais dívidas do brasileiro são do banco/cartão, utilidades básicas (conta de luz, água e gás) e verejo. O mapa mostra que a população adulta brasileira de inadimplentes é de 40,45%.

    Desde agosto de 2021, funciona em Maringá o Núcleo de Superendividamento. O projeto, que foi criado pelo Procon, visa auxiliar os consumidores que estão com dificuldade em cumprir seus compromissos financeiros. O Procon reúne, em uma audiência, as empresas credoras e os clientes endividados, para chegarem em um acordo e negociar o pagamento.
    Contato 

    Para contatar o núcleo, o consumidor deve ligar no 151 (atendimento), onde receberá as informações e documentos necessários para prosseguir, por meio dessas informações, o Procon verifica se o consumidor em questão é superendividado ou não e passa as orientações jurídicas.

    Meios de contato do Procon:

    Denúncia: (44) 98402-0433

    Atendimento: 151E-mail: [email protected]Aplicativo: Procon na Mão

    Criação

    O Núcleo do Superendividamento foi criado após a alteração legislativa no CDC Lei 14.181/2. Essa lei mudou o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso, criou mais direitos aos consumidores e impôs aos credores deveres que devem trazer mais segurança jurídica e transparência à negociação de débitos. O núcleo é permanente e está em fase de ampliação, inclusive para encaminhar o consumidor a fazer cursos de educação financeira e planejamento familiar. 

    Comentários estão fechados.